Jefferson Rudy/Agência Senado Levantamento exclusivo aponta que não há, até o momento, um pré-candidato preferido do eleitorado do DF para o...
Jefferson Rudy/Agência Senado |
Levantamento exclusivo aponta que não há, até o momento, um pré-candidato preferido do eleitorado do DF para o Senado
A disputa pela única vaga de senador do Distrito Federal nas eleições deste ano permanece sem um pré-candidato preferido. É o que aponta a pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, divulgada nessa quarta-feira (22/6). De acordo com o levantamento, os três primeiros colocados estão tecnicamente empatados.
A pesquisa mostra que a deputada federal Flávia Arruda (PL) tem 19% das intenções de voto. O senador José Antônio Reguffe (União Brasil) foi lembrado por 16,4% dos eleitores, seguido da ex-ministra Damares Alves (Republicanos), indicada por 14%.
Bem mais atrás, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) tem 3,8% das intenções de voto. A professora Rosilene Corrêa (PT) é apontada por 2,6% do eleitorado brasiliense para o Senado. O advogado Paulo Roque (Novo) soma 2,3%, Ana Prestes (PCdoB) tem 1%, e a servidora pública Elcimara (PSTU), 0,2%. O empresário Fernando Marques (PP) aparece com 0,1%.
Veja o resultado completo:
Esse é o resultado da pesquisa estimulada – em que os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista contendo aqueles que já manifestaram interesse em disputar o GDF em 2022.
Na primeira pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada no dia 18 de maio de 2022, a deputada federal Erika Kokay (PT) aparecia empatada com Flávia, Reguffe e Damares.
Neste novo levantamento estimulado, o nome de Erika foi retirado porque o PT anunciou Rosilene como a pré-candidata do partido ao Senado no DF. Erika disse que vai concorrer à reeleição de deputada federal.
Espontânea
A pesquisa Metrópoles/Ideia também aponta como fica o cenário eleitoral quando os entrevistados respondem espontaneamente em quem votariam para senador se as eleições fossem hoje. Nesse caso, Flávia Arruda tem 7% das intenções de voto, e Reguffe, 5%.
Damares foi lembrada por 2,8%, seguida por Paula Belmonte (2,1%) e Rosilene Corrêa (1,3%). Todos os outros nomes indicados pelos entrevistados pontuaram com menos de 1%.
Rejeição
Ao serem questionados sobre a rejeição, na pesquisa estimulada, os eleitores do DF disseram em quem não votariam. Flávia Arruda tem a maior rejeição (16,1%); seguida por Damares (15,4%), Elcimara (14%), Reguffe (8,1%), Rosilene Corrêa (7%), Ana Prestes (6,8%), Fernando Marques (6,6%), Paula Belmonte (6,5%) e Paulo Roque (5,1%).
Pesquisa
O Metrópoles divulgará uma série de pesquisas eleitorais encomendadas pelo portal ao Instituto Ideia. Os levantamentos para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão publicados até a véspera do segundo turno.
Foram entrevistadas 1.200 pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 16 e 21 de junho.
A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04171/2022 e BR-09578/2022.
Por Metropoles