Divulgação Sete partidos já declararam apoio à reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB). Além do próprio MDB, PP, PL, Solidariedade, Pro...
Divulgação |
Sete partidos já declararam apoio à reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB). Além do próprio MDB, PP, PL, Solidariedade, Pros, Agir e PTB afirmaram que farão campanha para o atual titular do Palácio do Buriti.
A mais recente legenda a entrar para o grupo favorável ao chefe do Executivo distrital foi o Solidariedade. Na quinta-feira (28/7), o presidente do Solidariedade-DF, deputado federal por Goiás Lucas Vergílio, anunciou o apoio à reeleição: “O projeto de Ibaneis é o melhor para o Distrito Federal e para a Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno)”.
Ibaneis disse que a entrada do Solidariedade na campanha é “muito importante”. “É um partido que está bem constituído no DF e já tem sua nominata com nove candidatos a deputado federal e 25 a distrital. Outra coisa que é muito importante é a força da legenda no Entorno do DF, que vem unir, neste momento, as (duas) regiões nessas candidaturas”, frisou.
No dia anterior, o Pros-DF declarou que irá apoiar o emedebista nas eleições de 2022. “O Pros é um fiel aliado do governador Ibaneis”, disse o presidente do Pros-DF, Wanderlei Espindola.
O grupo de Ibaneis também tem conversado com outros partidos, como Republicanos, PMN, Avante, Patriota, PRTB e PSD.
Outros candidatos
A disputa pelo Governo do Distrito Federal tem, até o momento, nove pré-candidatos: os senadores Reguffe (União Brasil), Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PDT); o ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB); o deputado distrital Leandro Grass (PV); Keka Bagno (PSol); Professor Lucas Salles (DC); e Robson da Silva (PSTU).
Além de Ibaneis, Leandro Grass é quem tem, até agora, mais partidos aliados. Ele é o representante da federação formada por PV, PT e PCdoB.
Em maio, União Brasil, Podemos, Cidadania, PSC e Novo selaram “pacto” a favor da candidatura de Reguffe ao GDF. Porém, o Cidadania agora está em federação com o PSDB, de Izalci. E o PSC-DF é presidido por Luís Felipe Belmonte, que é marido da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). Com a canetada para que a legenda da congressista apoie a candidatura de Izalci, ainda não se sabe qual rumo o PSC deve seguir nas eleições de outubro: se acompanha Paula ou se apoia um projeto adversário.
Izalci Lucas é o candidato a governador escolhido pela Federação PSDB-Cidadania. Os demais pré-candidatos seguem em negociação por apoio.
Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar convenção em que devem ser definidos os candidatos. É necessário apresentar o registro das candidaturas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.
Por Isadora Teixeira e Caio Barbieri do Metrópoles