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ISAC torna-se a primeira OS do Norte e Nordeste a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde

Instituto também é o segundo da América Latina a receber a acreditação internacional “Você é uma instituição de excelência internacional”, e...

Instituto também é o segundo da América Latina a receber a acreditação internacional

“Você é uma instituição de excelência internacional”, eis o título do e-mail recebido pela presidente do Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, Evane Corbacho, na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro. No anexo, a carta assinada pelo Comitê Internacional de Acreditação, confirmando que o Instituto agora tem o selo Acreditado Diamond da Qmentum International.

A conquista levou o ISAC a ser a primeira organização de saúde do Norte e Nordeste do país, e a segunda da América Latina, a ser acreditada como excelência internacional em Rede de Atenção à Saúde.

Por mais de um ano, a QGA - Quality Global Alliance monitorou e avaliou todo o funcionamento do Instituto Saúde e Cidadania - ISAC em três estados: Tocantins, Alagoas e Goiás. Foram analisadas a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede. E, na semana de 03 a 07 de outubro, a equipe de avaliadores da QGA visitou as unidades integrantes da rede para checar presencialmente o processo.

“Isso demonstra nossa capacidade técnica de implementar processos que atendem a requisitos internacionais de governança, boas práticas assistenciais e segurança do paciente em nossas unidades. É um momento de agradecer a cada colaborador que aceitou o desafio de garantir uma assistência de excelência, humanizada e segura. É uma enorme conquista, mas é apenas o começo. O desafio de manter a melhoria contínua dos nossos serviços permanece, pois entendemos que sempre há espaço para melhoria e desenvolvimento”, destacou Evane Corbacho, presidente do ISAC.

Equipe em atendimento:




A Acreditação Qmentum Internacional

A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 40 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, sendo aplicada no Brasil pela QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization.

A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas.

Para alcançar e manter esta importante conquista e estar presente neste grupo seleto, o time do ISAC se dedica há 11 anos implantando ações de melhoria e mudança da cultura organizacional.

De acordo com Melissa Morais, diretora técnica da QGA – Quality Global Alliance, “quando a gente certifica a rede e não a unidade especificamente, a gente certifica, além do cuidado prestado em cada unidade, a articulação desses serviços que compõem a rede e uma melhor utilização dos recursos financeiros e humanos dando melhor resultado ao paciente”.

 

Avaliação criteriosa

A metodologia QMentum International se diferencia pelo uso de ferramentas específicas de trabalho que permitem a avaliação e reestruturação também dos processos transversais à assistência.

As avaliações são realizadas por equipes de avaliadores experientes e que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente, inovador e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países pelo mundo.

No Brasil, apenas duas organizações sociais de saúde receberam a acreditação: o ISAC, sendo o único do representante da região norte e nordeste, e a Missão Sal da Terra, de Uberlândia, em Minas Gerais, região sudeste.

“Durante todo o período de acreditação pudemos perceber um amadurecimento das equipes, aprimoramento dos nossos processos, alinhamento maior das lideranças com o desenvolvimento mais amplo do olhar em relação à rede e, consequentemente, uma assistência mais qualitativa, humanizada e segura. O selo chega como o reconhecimento de toda nossa dedicação para garantir um atendimento de excelência aos nossos beneficiários”, comemorou José Maria Sinimbu Filho, superintendente técnico do ISAC.

 

Rede integrada à Gestão ISAC

Além do Instituto, também foram acreditadas as seguintes unidades que fazem parte da gestão ISAC:

AME - Ambulatório Municipal de Araguaína

HMA - Hospital Municipal de Araguaína

UPA 24h Mansões Odisseia

UPA 24h Anatólio Dias Carneiro

UPA 24h Benedito Bentes

UPA 24h Trapiche da Barra