Por decisão monocrática, do ministro Alexandre de Moraes, Ibaneis Rocha do Governo do DF foi afastado do GDF pelo prazo de 90 dias. A medida...
Por decisão monocrática, do ministro Alexandre de Moraes, Ibaneis Rocha do Governo do DF foi afastado do GDF pelo prazo de 90 dias. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes durante a madrugada de segunda-feira (9/1), logo após o vandalismo de bolsonaristas na Praça dos Três Poderes. Foram invadidas as sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.
A partir de meia-noite desta quarta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em plenário Virtual ,a validação do afastamento do governador do Distrito Federal do cargo, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias. Os advogados e procuradores podem apresentar sustentações orais até as 23h59 desta terça-feira (10/1).
Ibaneis se pronunciou nas redes sociais uma nota e afirma que vai aguardar "com serenidade" o processo que apura as responsabilidades na gestão da Segurança do DF durante as invasões. "Respeito a decisão do Ministro Alexandre de Moraes, mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas", escreveu Ibaneis. Apesar de sinalizar que não vai recorrer da decisão, o político declarou que houve "a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público".
Redação do Direto do Congresso