Primeira sessão da Comissão em Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Confirmados como presidente e vice da C...
Primeira sessão da Comissão em Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás |
Confirmados como presidente e vice da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, Ricardo Quirino e Rosângela Rezende abrem 1ª reunião do colegiado nesta quarta-feira, prometendo atenção à essa faixa etária.
Crédito: Maykon Cardoso |
O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) abriu nesta quarta-feira, 1º de março, a primeira sessão da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, criada no início desta 20ª Legislatura na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Quirino e a deputada Rosângela Rezende (Agir), compondo chapa única, foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da comissão.
“O Brasil”, afirmou Quirino ao abrir a sessão, “é o país do mundo que passa de forma mais acelerada pelo processo de envelhecimento. Porém, essa etapa não está sendo acompanhada por um processo de valorização dos direitos da pessoa idosa”.
"A cada ano a expectativa de vida sobe mais", pontuou o presidente da comissão, complementando: “Temos mais de 900 mil pessoas com mais de 60 anos no estado de Goiás entre os pouco mais de 7 milhões de habitantes. Isso se refletirá em problemas sociais gravíssimos que teremos se não dermos atenção à política para a pessoa idosa”.
“Não estamos falando de um cidadão exclusivo que agora merece toda a atenção do Parlamento em detrimento aos outros”, acrescentou. “Falar do idoso é falar da família, é falar da criança, do adolescente, do jovem adulto, do adulto, de todo o ciclo de vida”.
"É preciso criar políticas públicas e mecanismos para acompanhar esse envelhecimento e dar aos nossos idosos segurança jurídica e principalmente social para que eles tenham qualidade de vida", finalizou.
Na sua fala, a vice-presidente, Rosângela Rezende, enfatizou a quantidade de idosos que cada vez mais “têm autonomia, podem trabalhar, podem contribuir, podem usufruir, com seus recursos, da família, do turismo”.
“O que a gente quer ser quando envelhecer?”, discursou a deputada, e concluiu. “Estamos aqui enquanto parlamentares para legislar sobre o cuidado com a vida”.
Os deputados Coronel Adailton (Solidariedade), Cristiano Galindo (Solidariedade), Fred Rodrigues (DC) e Zeli Fritsche (Solidariedade) saudaram o deputado Ricardo Quirino, parabenizando-o pela iniciativa e enaltecendo a importância da comissão.