Obras começaram nesta terça (2), pela EC 1 de Planaltina, com a limpeza e demarcação de terreno; ampliação das instalações vai contemplar,...
Obras começaram nesta terça (2), pela EC 1 de Planaltina, com a limpeza e demarcação de terreno; ampliação das instalações vai contemplar, ao todo, 56 escolas de diversas regiões administrativas
Agência Brasília * Edição: Chico Neto
Foi dada a largada, nesta terça-feira (2), para um empreendimento que beneficiará o ensino público em todo o DF. A Novacap deu início à limpeza e demarcação do terreno onde será construído o primeiro dos 70 módulos que vão ampliar 56 escolas em diversas regiões administrativas (RAs). A primeira unidade a ser beneficiada é a Escola Classe 1 Planaltina. “Daremos continuidade para as escolas que serão contempladas, definidas a cada mês”, afirma o diretor de Edificações da Novacap, Rubens de Oliveira.
“Esse repasse para a Novacap executar a construção dos módulos é mais uma confirmação de que a educação é uma prioridade da gestão do governador Ibaneis Rocha”Fernando Leite, presidente da Novacap
Ao todo, 420 salas de aulas serão construídas para o desafogamento de turmas, permitindo que 14.700 alunos possam ter mais conforto em estudar perto de casa. Os investimentos do GDF serão de R$ 67,5 milhões.
“Esse repasse para a Novacap executar a construção dos módulos é mais uma confirmação de que a educação é uma prioridade da gestão do governador Ibaneis Rocha”, pontua o presidente da Novacap, Fernando Leite. A medida também vai reduzir custos da Secretaria de Educação (SEE) com o transporte escolar de crianças que precisavam se deslocar em maiores distâncias para ter aula.
Cada um desses módulos, de acordo com a proposta desenvolvida, terá seis salas de aulas, dois banheiros para pessoas com deficiência e dois para uso geral. A estrutura será convencional, com vedação em alvenaria, cobertura metálica e telhas termoacústicas, que diminuirão o calor e o barulho.
Cada sala de aula possui área de 43,8 m² e capacidade para 35 alunos, em conformidade com o disposto no Decreto nº 20.769, de 1999. Os blocos contam ainda com pátio descoberto, áreas de circulação e de convivência e canteiros.
Qualidade de vida
As regiões administrativas que receberão os novos módulos escolares são Sobradinho, Planaltina, Gama, Recanto das Emas, Santa Maria, São Sebastião, Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Samambaia, Taguatinga e Guará. Com a divisão da licitação em lotes para atender as RAs, o processo já foi concluído.
As obras serão feitas de forma escalonada ao longo deste ano. O presidente da Novacap lembra que a construção dos módulos para a expansão da rede pública de ensino vai melhorar a qualidade de vida de alunos e professores.
*Com informações da Novacap