Renato Alves /Agência Brasilia Data também é considerada Dia Sem Lixo, em que não ocorre varrição, coleta e catação de resíduos no Distrito ...
Renato Alves /Agência Brasilia |
Data também é considerada Dia Sem Lixo, em que não ocorre varrição, coleta e catação de resíduos no Distrito Federal
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou, na manhã desta terça-feira (16/5), das comemorações ao Dia do Gari, no Distrito de Limpeza Norte. A data é considerada, também, o Dia Sem Lixo, em que não haverá varrição, coleta e catação de resíduos na capital do país, devido à folga geral para os profissionais da limpeza urbana.
O ponto facultativo foi instituído pelo chefe do Executivo local, em maio de 2022, exclusivamente para os trabalhadores da categoria, reconhecida nacionalmente como profissão em 16 de maio de 1976.
No evento, o governador fez, ainda, menção honrosa a uma das garis presentes, pelos serviços prestados ao DF, e sorteou aparelhos celulares para os profissionais. Ibaneis elogiou o serviço de limpeza feito pela categoria e ressaltou a importância da data para conscientização desse trabalho.
“Temos de agradecer ao trabalho que eles fazem no DF, que é, talvez, uma das cidades mais limpas do Brasil. Eles fazem com todo carinho e [toda] dedicação. E, também, [agradecer] a oportunidade de termos, neste dia, conscientização da população pela quantidade de lixo que se produz”, declarou o governador.
A festa para os profissionais teve música ao vivo, show de talentos, oferta de serviços de saúde, entre outras atrações.
Dados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) detalham que a capital federal tem mais de 5 mil profissionais de limpeza urbana, que atuam de maneira terceirizada. As funções são diversas e incluem desde a catação e varrição de resíduos sólidos nas ruas, passando pela coleta de lixo nas residências e comércios chegando até a etapa de tratamento dos itens recolhidos.
O que fazer no Dia Sem Lixo, nesta terça-feira (16/5):Mantenha os resíduos sólidos dentro de casa ou do comércio e só os disponha para coleta, na rua, na quarta-feira (17/5);
Se preferir, recorra a um papa-lixo ou papa-entulho, a depender das especificidades de cada equipamento;
Não jogue lixo nas ruas! Procure a lixeira mais próxima ou guarde o resíduo consigo até achar um local apropriado para descarte;
Propague a informação: comunique vizinhos, familiares e amigos sobre o Dia Sem Lixo e explique como podem ajudar na limpeza da cidade.
Por Thalita Vasconcelos Metropoles