Reprodução Desde 5 de março, entrou em vigor o reajuste de 12% nas tarifas das passagens de ônibus semiurbanos interestadual do Entorno do D...
Reprodução |
Desde 5 de março, entrou em vigor o reajuste de 12% nas tarifas das passagens de ônibus semiurbanos interestadual do Entorno do DF. No caso de Planaltina de Goiás, o aumento não entrou em vigor em função de uma liminar.
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recorreu da decisão e conseguiu derrubar a liminar que impedia o aumento da passagem entre Planaltina de Goiás (GO) e o Distrito Federal.
O aumento impactará mais de 400 linhas de ônibus que operam entre a cidade do Entorno e Brasília e cerca de 175 mil passageiros, diariamente.
Segundo a ANTT, o reajuste tem embasamento técnico e haveria risco de colapso do sistema de transporte urbano sem a recomposição. O desembargador federal Daniel Paes Ribeiro acolheu os argumentos da agência.
Para a Prefeitura de Planaltina, o aumento representaria um gasto extra de, em média, R$ 44 mensais no caso de um trabalhador que vai de segunda a sexta. Já que a grande maioria dos usuários do transporte coletivo é composta de trabalhadores assalariados. “Vamos recorrer da decisão”, disse disse Delegado Cristiomário, prefeito de Planaltina de Goiás,