Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Compartilhe

Dia dos Pais: o que é importante refletir sobre esta data?

No Brasil, a data é lembrada todo segundo domingo do mês de agosto Dia 13 de agosto, celebra-se o “ Dia dos Pais “. No Brasil, a data é lemb...

No Brasil, a data é lembrada todo segundo domingo do mês de agosto

Dia 13 de agosto, celebra-se o “Dia dos Pais“. No Brasil, a data é lembrada todo segundo domingo do mês de agosto.

O que é importante para os pais refletirem:

Assim como Deus é Pai e Ele nos dá o exemplo, é importante que os pais compreendam que exercem o mesmo papel sobre os filhos. Os filhos aprendem pelo exemplo, pela observação, pelo convívio do dia a dia. Assim, os homens são líderes em seus lares, sacerdotes de Deus em suas famílias, o esteio dos filhos. Ou seja, um verdadeiro pai é uma referência positiva para um filho e é responsável pelo seu lar.

  • Nos dias de hoje, há pais, por exemplo, que terceirizam a educação do filho para os aplicativos de celular, para a escola ou para as amizades. Há aqueles que não procuram estabelecer um diálogo para saber o que se passa com o filho. Quantas tragédias nos lares poderiam ter sido evitadas se pais e filhos conversassem sobre o que está acontecendo em seus “mundos”? Desse modo, nada deve substituir o relacionamento entre pai e filho. E quanto mais cedo esse processo acontecer, melhor será a qualidade desse laço para o resto da vida. Se você quer ter uma referência do que é ser pai, repare como Deus cuida de nós. Ele é um pai equilibrado, que ensina sobre a vida, sobre os limites da liberdade, que participa do nosso desenvolvimento, por exemplo.
  • É como está escrito: “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele” (Provérbios 20:7).

O outro lado:

Porém, os filhos também possuem a sua parte nesse relacionamento. Na Bíblia, só para ilustrar, encontramos: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12). Este é o primeiro mandamento de Deus que vem com uma promessa (Efésios 6:1-3).

  • E encontramos mais: “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (Provérbios 10:1).
  • Portanto, filhos, façam o que é certo diante de Deus e deem ouvidos para as boas orientações de seus pais e os respeite.

Aprendizados:

Colaborador

Da Redação / Foto: iStock - Folha Universal