Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Compartilhe

Seca no DF: em uma semana, queimadas destroem área equivalente a 2 'Cruzeiros'

Incêndio em vegetação no DF — Foto: TV Globo/Reprodução Número de ocorrências atendidas subiu 82,5%. Levantamento é do Corpo de Bombeiros e ...

Incêndio em vegetação no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Número de ocorrências atendidas subiu 82,5%. Levantamento é do Corpo de Bombeiros e analisa ocorrências registradas entre 31 de julho e 6 de agosto.

Por Jéssica Antunes e Walder Galvão, TV Globo e g1 DF


Em uma semana, os incêndios em vegetações no Distrito Federal destruíram 685,28 hectares. A área equivale a mais que duas regiões do Cruzeiro, que tem 258 hectares, segundo a administração regional (veja mais abaixo).

Na noite de segunda-feira (7), um incêndio florestal começou na região da Fercal na DF-150. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) vem acompanhando a situação desde então, e na manhã desta terça-feira (8), informou que "o incêndio que estava confiando nas áreas dos vales, se auto extinguiu".

No começo da tarde, permaneciam "apenas pequenos pontos quentes dentro da área queimada, de onde ainda se desprende alguma fumaça". O CBMDF manterá o monitoramento de toda a região e garantirá o pronto emprego de pessoal e material, caso seja necessário.

O levantamento é do Corpo de Bombeiros e analisa as ocorrências registrada entre os dias 31 de julho e 6 de agosto. Segundo os dados, em uma semana, o número de ocorrências atendidas subiu 82,5%, passando de 40 para 73 (veja gráfico abaixo).

Ocorrências de incêndio atendidas em uma semana
Militares atenderam 372 casos em 7 dias.
2023OcorrênciasSegundaTerçaQuartaQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo304050607080
Terça
 Ocorrências: 48
Fonte: CBMDF

Além disso, o relatório mostra que, entre junho (584) e julho (1.203), o número de ocorrências mais que dobrou. O aumento foi de 105%.

Apesar das ocorrências, houve redução da área queimada na capital. Em julho de 2022, uma área de 9.956 foi destruída. Este ano, o total foi de 1.347, ou seja, houve uma queda de 86

O Distrito Federal passa por um período de seca intensa, o que provoca aumento na incidências de queimadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (8), o alerta à baixa umidade relativa do ar para o DF era amarelo (veja detalhes abaixo).

O índice é melhor que o registrado nesta segunda (7), quando o Inmet emitiu um alerta vermelho devido. O aviso significa que o índice pode ficar abaixo dos 12%.

No domingo (6), Brasília teve o dia mais seco do ano até agora. No Gama, a umidade relativa do ar ficou em 10%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o ideal é 60%.

Níveis de alerta

  • 🟡 ALERTA AMARELO (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos
  • 🟠 ALERTA LARANJA (perigo): umidade abaixo de 20% por três dias consecutivos
  • 🔴 ALERTA VERMELHO (grande perigo): umidade abaixo de 12% por dois dias seguidos

Como se proteger?

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.

Além de beber água, veja outras orientações para os dias mais secos:

🏃 🚫 Atividades físicas não são recomendadas

☀️🙅 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia

💧 Use hidratante para pele e umidifique o ambiente

Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Alimentação

"Invista em alimentos como frutas e verduras que contém água na composição", recomenda a nutricionista.

Veja dez alimentos que mais contêm água e que devem ser incluídos na dieta, principalmente em períodos de seca:

  • 🥒 Pepino: 96% de água
  • 🥗 Alface: 96% de água
  • 🍅 Tomate: 96% de água
  • 🍉 Melancia: 95% de água
  • 🍓 Morango: 92% de água
  • 🍊 Laranja: 90% de água
  • 🍈 Melão: 90% de água
  • 🍑 Pêssego: 89% de água
  • 🍍 Abacaxi: 87% de água