Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta sexta-feira (11) sessão solene para celebrar o dia...
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF |
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta sexta-feira (11) sessão solene para celebrar o dia do advogado. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Jorge Vianna (PSD), que ressaltou a importância fundamental dos advogados para o estado democrático de direito.
“Alguns dizem que os advogados defendem o crime. Isso está errado. O advogado não só defende o direito do cidadão, mas garante a constituição e o cumprimento da lei”, elogiou.
Durante a homenagem, Jorge Vianna também criticou a proliferação de cursos de direito. “O comércio da educação não está preocupado com a qualidade. Por isso a gente tem tantos bacharéis em direito que não conseguem passar no exame da ordem”, afirmou.
O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) concordou com o colega. “São 7 milhões de bacharéis no Brasil. Imaginem toda essa quantidade de pessoas dentro da OAB se não tivéssemos o exame da ordem”, observou. Pastor Daniel de Castro também ressaltou que “O advogado é indispensável para o exercício da justiça”.
Para o deputado Thiago Manzoni (PL), o advogado representa o primeiro acesso à justiça. “As pessoas, antes de buscarem a justiça, batem na porta de um advogado. Por isso hoje é um dia de festa, de celebrar a importância da advocacia”, comemorou.
O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, exaltou a união da categoria. “Temos que estar sempre unidos em defesa da nossa sociedade, independentemente de coloração político-partidária. O que importa é que exerçamos com independência a nossa missão constitucional”, afirmou.
Ao final da sessão solene, foram conferidas moções de louvor a advogados de renome do Distrito Federal.
Eder Wen - Agência CLDF