Desde 2022, unidade móvel leva serviços públicos a regiões em que não há um espaço fixo do programa e desburocratiza acesso aos órgãos do GD...
Desde 2022, unidade móvel leva serviços públicos a regiões em que não há um espaço fixo do programa e desburocratiza acesso aos órgãos do GDF
Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Lançada em fevereiro de 2022, a Unidade Móvel do Na Hora já promoveu 26.465 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente aqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e coordenado pela Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão, o programa já passou por diversas regiões administrativas. “Concentrar em um mesmo local serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos é desburocratizar. A Sejus-DF trabalha para facilitar a vida da população do DF e o Na Hora permite agilidade e conforto. É priorizar a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
População de cidades onde não há posto do Na Hora pode ser atendida nas unidades móveis do projeto | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília
De fevereiro a dezembro do ano passado, a carreta promoveu 16.696 atendimentos em 36 eventos itinerantes, realizados em Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente, Recanto das Emas, Itapoã, São Sebastião, Estrutural, Planaltina, Mestre D’armas, INCRA 9, Varjão, Guará, Jardim Botânico, Taguatinga, entre outras cidades. Já neste ano, de janeiro ao primeiro final de semana de setembro, a unidade esteve em 15 eventos itinerantes em diferentes regiões administrativas por meio do programa GDF Mais Perto do Cidadão. No total, foram 9.769 atendimentos.
Quem procura a carreta busca serviços variados, como a confecção das carteiras de identidade e de trabalho; emissão do CPF; regularização de serviços de água e energia; orientação jurídica; disponibilização de serviços do Departamento de Trânsito (Detran), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes); do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Receita Federal e Procon; entre outros.
“Concentrar em um mesmo local serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos é desburocratizar
A estrutura móvel é formada por 14 pontos de atendimento; um ponto de autoatendimento; porta com elevador de acessibilidade PcD; banheiro e copa para uso dos servidores; uma sala de TI; gerador com autonomia de 6h; ar-condicionado; além de mobiliário e equipamentos modernos.
Próximos eventos
A Unidade Móvel do Na Hora estará presente no Assentamento 26 de Setembro, nos dias 29 e 30 de setembro. Para outubro, estão previstos atendimentos no Paranoá, nos dias 13 e 14, e no Sol Nascente, de 26 a 28. Gama e Água Quente recebem a carreta em novembro, enquanto Samambaia e Ceilândia serão contempladas em dezembro.
Na Hora
Com 21 anos de existência, completados em junho deste ano, o Na Hora soma mais de 42 milhões de atendimentos. Em um único local, a população encontra vários órgãos públicos que ofertam serviços de cidadania. Atualmente, há oito unidades espalhadas pelo DF que funcionam em locais de grande circulação e de fácil acesso, reunindo 26 órgãos parceiros. Veja endereços e telefones aqui.
Além da Carreta do Na Hora, outras duas iniciativas promovem acesso da população aos serviços públicos. O projeto Na Hora Cidades descentraliza os serviços de autoatendimento nas administrações regionais de São Sebastião, Planaltina, SCIA/Estrutural e Recanto das Emas. Já o Alô Na Hora, é mais um canal de agendamento para os serviços presenciais, que pode ser acionado pela Central de Atendimento ao Cidadão do Distrito Federal – Central 156, opção 8.