Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Compartilhe

De autoria do deputado Martins Machado (Republicanos) - CLDF celebra os 45 anos do Parque da Cidade

Foto: Arquivo Público do DF Em sessão solene na manhã desta quarta-feira (11), no plenário, a Câmara Legislativa celebrou os 45 anos do Parq...

Foto: Arquivo Público do DF

Em sessão solene na manhã desta quarta-feira (11), no plenário, a Câmara Legislativa celebrou os 45 anos do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. O evento, com tradução simultânea em Libras, foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube

O autor da homenagem, deputado Martins Machado (Republicanos), destacou a importância da preservação do Parque da Cidade, um dos maiores parques urbanos do mundo e elemento de fortalecimento da identidade em Brasília.

“O parque é democrático, público e está aberto a todos, permitindo a conexão com a natureza, o encontro entre familiares e amigos, e um refúgio ao stress”, afirmou Machado. O deputado Pepa (PP) também saudou os 45 anos do espaço.

Os esforços para bem gerir o parque foram expostos pelo deputado federal Julio César (Republicanos-DF), que foi secretário de Esporte e Lazer do DF, pasta responsável pelos cuidados com o parque. Ele salientou a relevância das parcerias entre as secretarias de governo, a administração e os permissionários do parque para a gestão eficaz dos espaços. 

Parque nosso de cada dia

O vídeo comemorativo, “O parque nosso de cada dia”, da Secretaria de Esporte e Lazer, mostrou as belezas e as características do espaço, que abrange 420 hectares de área verde, lazer e entretenimento ao ar livre. O secretário da pasta, Renato Junqueira, apontou as melhorias realizadas, como a iluminação de LED, a revitalização dos parques Castelinho e Ana Lídia, a limpeza do lago, e discorreu sobre as ações futuras, como a reforma dos banheiros e da piscina de ondas, e a ampliação dos serviços de academia ao ar livre. 

Junqueira ainda justificou a retirada dos pinheiros, que, segundo ele, foi uma ação conjunta entre os órgãos do governo a fim de garantir a segurança dos frequentadores da área, onde haverá o replantio de árvores do cerrado.

Com uma área de 420 hectares, medida equivalente a cerca de 420 campos de futebol, Parque da Cidade é um símbolo da identidade brasiliense

Em nome da Secretaria de Governo do DF, Claudio José Trinchão, endossou a “atenção especial” ao parque da cidade, tanto pela importância histórica e emblemática, “um dos cartões postais de Brasília”, como também por propiciar qualidade de vida à população. 

Por sua vez, o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, afirmou estar atento ao trabalho em parceria com as demais secretarias para garantir qualidade aos usuários. Medeiros narrou suas vivências e memórias no parque, ao desejar à população pleno usufruto do local. 

Segurança

Ao citar o Nicolândia, o Gibão, o Alpinos, o Carrera Kart, a hípica, os vendedores de côco e açaí, e os massagistas, o presidente da Associação dos Permissionários do Parque da Cidade, Almir Vieira, disse que “os permissionários são a força e a vida do parque”. Ele registou sua preocupação com a segurança e protestou contra a depredação de equipamentos. Para otimizar a segurança, os permissionários doaram bicicletas para o policiamento local, afirmou. Usuário do parque há 35 anos, Vieira é cavaleiro olímpico e frisou as atividades desenvolvidas no centro hípico do parque, como a equoterapia gratuita. 

Em nome dos atletas que frequentam o local, Lana Miranda, campeã mundial de futevôlei, disse que leva “o Parque da Cidade para o mundo”. Ela reforçou a importância da conservação do local e convidou: “Façam do Parque da Cidade a sua casa” 

Piquenique

Ao agradecer a homenagem, o administrador do Parque da Cidade, Toddy Moreno, relatou as referências e os símbolos de identidade brasiliense presentes no local, como o brinquedo “foguetinho”. Ele anunciou a programação festiva em comemoração aos 45 anos, que tem início amanhã (12), com o piquenique para quinze mil pessoas no parque Ana Lídia.

No final da sessão solene, o músico Gabriel Martins tocou músicas alusivas ao parque, como “Eduardo e Mônica”, do Legião Urbana.
 

Franci Moraes - Agência CLDF