Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Agência CLDF de notícias publicou mais de 1300 matérias, que tiveram 1,6 milhão de visualizações no Portal ...
Agência CLDF de notícias publicou mais de 1300 matérias, que tiveram 1,6 milhão de visualizações no Portal da CLDF
O ano de 2023 vai ficar marcado na Câmara Legislativa pelo início da nona Legislatura, que trouxe 50% de renovação na Casa, e pelos holofotes da política nacional que focaram o pioneirismo das investigações da CPI dos Atos Antidemocráticos. Esse interesse por acompanhar o trabalho dos distritais se refletiu no acesso ao Portal da CLDF, que teve acréscimo de 19% no número de visualizações de páginas, em comparação com o ano eleitoral de 2022.
No ano passado, o portal da Câmara Legislativa recebeu mais de 4,4 milhões de visualizações e contou com a audiência de 986 mil usuários. São pessoas que acessaram as páginas da CLDF para se informar, acompanhar as leis aprovadas, acessar a agenda dos parlamentares, conferir o Diário Oficial, e acompanhar outros diversos serviços disponibilizados no portal.
Norteado pelo valor da transparência, o trabalho da Agência CLDF de Notícias levou até o cidadão as principais votações e debates ocorridos na Casa no ano de 2023, cumprindo, mais uma vez, a missão institucional de cobrir jornalisticamente tudo o que acontece na Câmara. Ao todo, foram publicadas 1.326 matérias sobre sessões ordinárias, extraordinárias, comissões, solenidades, proposições apresentadas e reuniões.
Nas redes sociais também houve cobertura prática e ágil sobre o que de mais importante aconteceu na CLDF. Foram mais de 800 postagens nas principais plataformas – Instagram, TikTok e Facebook –, gerando mais de 1,1 milhão de visualizações e mais de 60 mil interações do público, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Eventos com repercussão nacional, como a CPI dos Atos Antidemocráticos, e votações de maior impacto na vida dos cidadãos, como a concessão da Rodoviária de Brasília, receberam cobertura em tempo real pelo X (Antigo Twitter), permitindo ao público o acesso à informação de forma quase instantânea.
Transparência
Para o vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), a CLDF, que em 2023 ganhou o prêmio de casa legislativa mais transparente do país, vem aprimorado seus processos de comunicação para atender melhor seu público alvo: as cidadãs e cidadãos do Distrito Federal.
O chefe da Agência de Notícias, Claudinei Pirelli, destacou a importância dos conceitos de proatividade e transparência na comunicação pública. “Nós, enquanto casa do povo, temos que levar ao cidadão a informação de uma forma que não haja nenhuma barreira para a fácil compreensão. Além disso, a comunicação tem que ser proativa, indo ao encontro da população e oferecendo respostas às suas necessidades. Esse é o nosso compromisso”, declarou.
Em 2024, a Agência CLDF de Notícias continuará o trabalho constante para aprimorar a comunicação entre o Legislativo e a população, tornando públicas as leis aprovadas e o debate promovido pelos deputados distritais, sempre levando ao cidadão o que está sendo feito por cada parlamentar.
Confira as matérias mais acessadas do portal:
1º – CEOF aprova proposta que passa a considerar pessoas com fibromialgia como PCD – 35.365 visualizações;
2º – ICMS: Comissão aprova isenção para compra de carros por PCD e inclui pessoas com nanismo – 33.476 visualizações;
3º – Tragédia em creche de Blumenau repercute na Câmara Legislativa – 23.801 visualizações;
4º – Ibaneis Rocha é empossado governador do Distrito Federal pela segunda vez – 24.073 visualizações;
5º – Servidores do GDF terão 6% a partir de julho e comissionados receberão 25% – 22.312 visualizações.
Christopher Gama - Agência CLDF