Foto: : Joel Rodrigues/Agência Brasília Foram 953 autuações desde o início das ações de força-tarefa do governo em combate a dengue; com de...
Foto: : Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foram 953 autuações desde o início das ações de força-tarefa do governo em combate a dengue; com destaque para principal infração que é o descarte irregular de lixo em área pública.
A Secretaria DF Legal aplicou R$ 1,5 milhão em multas durante as ações de fiscalização contra a dengue. Segundo a pasta, o valor foi alcançado após um mês de trabalho da força-tarefa. Foram cerca de 953 autuações, a maioria referente ao descarte ilegal de lixo e entulho em área pública. A população pode realizar denúncias pelo telefone 162, pelo site Participa DF ou em uma das 16 unidades do Nuaci (Núcleo de Atendimento ao Cidadão) da pasta.
Os flagrantes de irregularidades se multiplicam em todas as regiões do DF. Na sexta-feira (23), os agentes flagraram uma área de descarte ilegal no condomínio Crixás, em São Sebastião. O que chamou a atenção é que o local estava localizado a menos de 500 metros de um papa-entulho.
O titular do DF Legal, Cristiano Mangueira, lembra que a multa tem um valor mínimo de R$ 2.799,75 e que há casos em que pode ser feita a apreensão do veículo. Em relação ao descarte irregular de resíduos da construção civil e volumosos, foram efetuadas 11.940 vistorias, aplicadas 1.745 notificações e lavradas 216 multas durante o ano de 2023.
A pasta é responsável pela fiscalização do descarte de resíduos sólidos domiciliares. No ano passado, o órgão fez 5.782 vistorias desse tipo, aplicou 1.452 notificações e lavrou 24 multas.
No caso de lotes vazios, os agentes verificam se os espaços estão em condições ideais para evitar a proliferação de insetos e acúmulo de água parada. Nessa categoria, houve 2.058 vistorias, 275 notificações e 11 multas em 2023.
BRASÍLIA | Rafaela Soares, do R7