Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Compartilhe

Na Semana da Mulher atletas recebem homenagem da Alego, por iniciativa do deputado Ricardo Quirino

Foto: Carlos_Costa Mulheres atletas de diversas modalidades foram homenageadas na noite dessa terça-feira, 5, com o Certificado do Mérito Le...

Foto: Carlos_Costa
Mulheres atletas de diversas modalidades foram homenageadas na noite dessa terça-feira, 5, com o Certificado do Mérito Legislativo. A sessão solene foi proposta pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), com o objetivo de reconhecer o esforço de mulheres que se destacam no esporte.

Antes mesmo do horário marcado para o início de solenidade, Quirino chegou ao Plenário Iris Rezende para recepcionar as homenageadas. No total, 92 mulheres foram agraciadas com a honraria. Além de atletas, mulheres que integram equipes de apoio ou de gestão, como treinadoras, diretoras-técnicas, árbitras, dirigentes esportivas e integrantes de comitês olímpicos e federações esportivas.

Formaram a mesa dos trabalhos, além de Ricardo Quirino: a chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Andrea Parrode da Rocha Lima Dantas, que representou o titular Hudson Rosa Guerra; a prefeita de São João d’Aliança, Débora Barros (UB); a vereadora por Senador Canedo, Tia Fernanda (PRTB); a jogadora de basquete Maria Vitória Figueira; e a atleta de beach tennis Maria Lúcia Lobo Costa Campos.

Paridade na Olimpíada

Quirino disse que a vontade de homenagear atletas femininas vem de muito tempo. Segundo ele, as mulheres enfrentam muito mais dificuldades e preconceitos para seguir na prática esportiva. “No Mês das Mulheres, achei fundamental homenageá-las. São representantes do nosso Estado, que levam o nome de Goiás para todo o Brasil."

O legislador, que foi jogador de basquete, lembrou, ainda, que pela primeira vez, na história das Olimpíadas, haverá paridade. "Agora é 50% de participação masculina e 50% de participação feminina. Então esse desejo, essa nossa vontade, essa cerimônia, vem de acordo com o que pensam os líderes mundiais. A mulher, a atleta, merece.”

A chefe de gabinete da Seel, Andrea Parrode, foi a primeira homenageada a receber o Certificado do Mérito Legislativo, para, em seguida, fazer uso da palavra em nome das homenageadas. Ela agradeceu a homenagem, mas ressaltou que se sentia “pequena” perto das outras mulheres grandiosas que se destacam no esporte profissional.

A representante da Seel lembrou que, quando a pasta foi recriada, uma das recomendações do governador Ronaldo Caiado (UB) foi de que o esporte fosse utilizado como instrumento de inclusão. "Isso tem sido feito", disse.

A gestora citou como exemplos de projetos inclusivos o Construindo Campeões, a Bolsa Pró-Atleta e a Iniciação Esportiva, que apesar de não ser dirigidos exclusivamente às mulheres, elas têm conquistado o espaço dentro dessas iniciativas. “No Construindo Campeões, nós temos mais de 11 mil crianças em todo o Estado e dessas, quase a maioria é de mulheres."

Andrea disse que na Bolsa Pró-Atleta, atualmente, 262 atletas de alto rendimento recebem bolsas pelo Estado. "Na Iniciação mais de 3 mil atletas fazem várias modalidades e a maioria também é de mulheres. E que bom que as mulheres estão buscando e praticando diversas atividades físicas”, afirmou a chefe de gabinete.

Paixão

A jogadora master de basquete Daniela Benigno Chagas foi uma das homenageadas. Ela começou a praticar o esporte quando adolescente, no Programa de Iniciação Esportiva da Prefeitura de Goiânia. Ela contou que se apaixonou pelo basquete e se tornou jogadora profissional. Anos depois entrou no Corpo de Bombeiros de Goiás, mas não deixou o esporte.

Na corporação Daniela também é atleta e já disputou, por duas vezes, os Jogos Mundiais da Polícia e Bombeiros, na China, em 2019, e no Canadá, em 2023. E o time brasileiro de basquete fez bonito. Na China, as brasileiras garantiram o primeiro lugar e no Canadá, foram as vice-campeãs.

Foi, também, no esporte que Daniela conheceu o marido, que assim como ela é jogador de basquete. O filho do casal, de 9 anos, também já é desportista. E adivinha o esporte escolhido?

Para Daniela ser uma das escolhidas para receber o Certificado do Mérito Legislativo foi uma recompensa. “Estou muito feliz. Foi uma grata surpresa, um reconhecimento mesmo. E é gratificante saber que tantas mulheres estão ocupando esses espaços nos esportes, porque para nós tudo é mais difícil”, arremato

Agência Assembleia de Notícias