Transações via Pix superaram 201 milhões em 1 dia Marcello Casal /Agência Brasil Nesta sexta 5/4 o BC registrou o no marco de transações po...
Transações via Pix superaram 201 milhões em 1 dia Marcello Casal /Agência Brasil
Nesta sexta 5/4 o BC registrou o no marco de transações por meio do PIX, que superou as 178,7 milhões de operações realizadas.
Em um único dia foram 201,6 milhões de operações via Pix .Segundo o Banco Central, o novo recorde superou o anterior, registrado em 6 de março deste ano, era de 178,7 milhões de transações pelo sistema de pagamentos em tempo real.
"Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo BC em novembro de 2020", informou a instituição em nota.
O Pix foi criado em dezembro de 2020 e, desde então, já soma mais de 160 milhões de usuários. Desse total, 146 milhões eram de pessoas físicas e quase 14 milhões de empresas.
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:
- alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
- baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
- incentivar a "eletronização" do mercado de pagamentos de varejo;
- promover a inclusão financeira; e
- preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população
Da Redação