Gilvan Rocha / Agência Brasil De acordo com a Defesa Civil do RS, o desastre já deixou 57 mortos, 67 desaparecidos e 47 feridos Os temporais...
Gilvan Rocha / Agência Brasil
De acordo com a Defesa Civil do RS, o desastre já deixou 57 mortos, 67 desaparecidos e 47 feridos
Os temporais que castigam o Rio Grande do Sul (RS) desde segunda-feira (29/4) afetam 300 cidades no estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 12h deste sábado (4/5).
São 19 municípios a mais do que no comunicado anterior, que contabilizava 281 cidades atingidas. Ao todo, 422 mil pessoas são afetadas pela tragédia. Confira a lista completa:
Segundo o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), os esforços se concentram em cidades como Eldorado do Sul e Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ameaçadas pelo avanço dos rios Jacuí e Guaíba. Neste sábado, o nível do Guaíba ultrapassou a marca dos 5 metros.
O boletim da Defesa Civil também aponta 57 óbitos (10 deles em investigação), 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas. Há ainda cerca de 32 mil desalojados.
Os temporais também afetam serviços de infraestrutura. Segundo a Defesa Civil, há 350 mil pontos sem energia elétrica e 860.952 unidades sem abastecimento de água. As aulas estão suspensas em toda a rede estadual.
Além disso, 128 trechos em 68 rodovias gaúchas estão bloqueados de forma parcial ou total. Veja aqui a lista.
Por Daniela Santos Metrópoles