O tempo médio em que o brasiliense ficou sem energia também reduziu em 1 hora Um dos compromissos da Neoenergia é modernizar e automat...
O tempo médio em que o brasiliense ficou sem energia também reduziu em 1 hora
Um dos compromissos da Neoenergia é modernizar e automatizar a rede elétrica da capital do país. A implantação de uma tecnologia, inédita no Distrito Federal, até o momento em que a distribuidora assumiu a concessão, em março de 2021, tem ajudado a reduzir as quedas de energia, além de diminuir o tempo que os brasilienses ficam sem luz. Só no ano passado, a atuação do esquema chamado de self-healing evitou aproximadamente 550 interrupções, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. O tempo médio em que o brasiliense ficou sem energia também reduziu em 1 hora.
A tecnologia do self-healing é projetada para que os equipamentos chamados de religadores automáticos identifiquem o defeito e façam o restabelecimento da energia ou a transferência do cliente para outra rede, sem a intervenção humana e em segundos. “Parte dos clientes só percebe o ‘pique’, uma vez que está sendo religado ou transferido para outro circuito da rede elétrica sem defeito”, explica Antônio Carlos Queiroz, diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Brasília. “Assim, menos clientes são afetados durante uma ocorrência na rede e o tempo médio de interrupção é reduzido, uma vez que a ocorrência é solucionada de forma automática, sem que seja necessária a interferência humana”, finaliza o executivo.
Com um investimento de mais de R$ 25 milhões direcionados para essa tecnologia, a Neoenergia conta hoje com 352 religadores automáticos em esquema de self-healing espalhados por todo o DF. Isso significa que 27% dos brasilienses - mais de 300 mil residências e comércios ou 1 milhão de pessoas - já são beneficiadas pela tecnologia. A previsão ao longo de 2024 é instalar mais 105 equipamentos.
Pioneirismo - Os esquemas de self-healing são atualmente o que existe de mais moderno em automação e inteligência de redes no mundo e a Neoenergia é pioneira na implantação de soluções de redes inteligentes nas regiões em que atua. Um exemplo é que esse tipo de solução não existia no DF, antes da entrada da distribuidora.
Como funciona - A tecnologia é projetada para detectar automaticamente interrupções no fornecimento de energia e isolar rapidamente o trecho danificado, restabelecendo a luz em questões de segundos para a maior parte dos clientes afetados. Este mecanismo atua em situações onde a rede é impactada, por exemplo, por queda de árvores ou raios durante tempestades.
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Self Healing.