O Instituto Neoenergia , por meio do Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE) , contribuiu para a publicação, neste ano, de quatr...
O Instituto Neoenergia, por meio do Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE), contribuiu para a publicação, neste ano, de quatro cadernos orientadores de políticas educacionais em Itaparica (BA). Apoiados pelo projeto, profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEDE) criaram práticas para fortalecer o ensino público no município.
Quinze coordenadores e técnicos contemplados pela linha de atuação de assessoria estratégica e pedagógica do BIPE em 2023 foram os responsáveis pela construção dos documentos. Desde 2021, ela oferece consultoria a educadores da SMEDE, com o intuito de auxiliar na elaboração e implantação de políticas educacionais localmente.
Os quatro cadernos orientadores reúnem ações que fomentam a democratização do ensino nas escolas públicas, incentivando a igualdade, inclusão e equidade no âmbito da educação. Designando políticas educacionais em frentes diversas, a coleção está estabelecida por meio dos seguintes volumes:
- Educação Infantil - Formação Continuada dos(as) Profissionais da Educação Infantil;
- Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental - Avaliação Diagnóstica e o Desenvolvimento das Habilidades de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I e II;
- Projetos Literários, Esporte nas Escolas e Educação Ambiental - Práticas de leitura, literatura, esporte e educação ambiental nos espaços urbanos e naturais de Itaparica;
- Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Matriz Curricular (processo da sua fundamentação teórica e dos organizadores curriculares).
Saiba mais sobre o Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE)
Projeto realizado pelo Instituto Neoenergia em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o BIPE visa a formação de educadores das redes públicas de ensino para incentivar a criação de práticas pedagógicas alinhadas às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As atividades promovidas pela iniciativa estimulam professores e gestores escolares na articulação de concepções de educação integral e inovação educacional para proporcionar o amadurecimento das políticas educacionais das localidades abrangidas, ampliando as oportunidades formativas dos estudantes.
No ano passado, o BIPE esteve presente em 11 municípios, capacitando 977 educadores por meio de cursos, formações e ações de assessoramento. Mais de 97 mil estudantes foram beneficiados indiretamente pelos resultados dessas atividades de fortalecimento das políticas educacionais nas redes públicas de ensino do Brasil.