Serão beneficiados 5,7 milhões de contribuintes; pagamento é feito na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou via Pix A R...
Serão beneficiados 5,7 milhões de contribuintes; pagamento é feito na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou via Pix
A Receita Federal libera nesta sexta-feira (21) o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024. São beneficiados 5,7 milhões de contribuintes, com o valor total de R$ 8,5 bilhões. O pagamento será depositado ou transferido por meio do Pix.
Para saber se o contribuinte está no segundo lote, basta acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal). Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Depois, é só preencher com o CPF, data de nascimento e o ano do Imposto de Renda, que é 2024.
Quem não está entre os contemplados deste segundo lote ainda terá a oportunidade de receber a restituição em outras três rodadas de pagamento a serem desembolsadas em 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.
Cronograma das restituições31 de maio
28 de junho
31 de julho
30 de agosto
30 de setembro
Como é feito o pagamento
O pagamento da restituição é realizado ao longo desta sexta-feira (28), na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Prioridades
A maior parte do segundo lote contempla quem tem prioridade para receber a restituição primeiro. O calendário de pagamentos da restituição é dividido em cinco lotes, e os primeiros deles se referem a prioridades legais. Os contribuintes que fazem parte desse grupo recebem primeiro. São eles:140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos
1.024.071 entre 60 e 79 anos
66.287 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
459.444 têm como maior fonte de renda o magistério
3.812.767 utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix
252.738 receberam antes em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS)
O fim do prazo para a entrega da declaração foi em 31 de maio, menos para os contribuintes de 399 cidades gaúchas, atingidas pelas enchentes em maio, que poderão entregar o documento até o dia 30 de agosto.
Como consultar o segundo lote
Para saber se o contribuinte está no primeiro lote, acesse a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal)
Clique em “Meu Imposto de Renda”
Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”
Preencha com o CPF, data de nascimento e o ano do Imposto de Renda, que é 2024
Dicas para utilizar o valor da restituição
Para quem tem dívidasAproveite o valor para quitar as contas atrasadas. Dificilmente um investimento vai render mais do que os juros que você paga em empréstimos ou financiamentos.
Quitar dívidas antes de investir é a possibilidade de ter um planejamento financeiro para poupar recursos e fazer investimentos com qualidade no futuro
Reserva de emergênciaO valor é uma oportunidade para criar a reserva de emergência, o dinheiro guardado para ser usado em caso de necessidade de última hora, como um acidente, um problema na casa etc.
Para quem não tem dívidas
Para o contribuinte que quiser fazer investimentosProcure um investimento sem a incidência do Imposto de Renda. Exemplos: LCI (letras de câmbio imobiliários), LCA (letras de câmbio do agronegócio). Essas aplicações possuem rendimentos prefixados e com alto grau de segurança.
Procurar um investimento com rendimentos prefixados, ou seja, taxas já estabelecidas conforme o prazo das aplicações, que vão garantir o ganho sobre o valor aplicado; por exemplo, certificado de depósito bancário (CDB).
O Tesouro Selic é uma boa recomendação por contar com um resgate em um dia útil, ideal para emergências e oportunidades.
Evitar investimentos com renda variável, pois os riscos em virtude da oscilação do mercado, devido ao momento político e econômico do país, afetam consideravelmente os investimentos; por exemplo, compra de ações.
Fonte: José Ornelas, professor do curso de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.
CONTA EM DIA|Ana Vinhas