Nesta quarta-feira (7), o plenário da Câmara Legislativa aprovou a composição da Mesa Diretora para o 2º biênio da legislatura 2023-2026. ...
O mandato da Mesa Diretora é de dois anos, permitida uma única recondução subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte. A nova composição será empossada em solenidade no dia seis de janeiro de 2025.
Composição da Mesa Diretora para 2025 e 2026
Presidente: Wellington Luiz (MDB)
Vice-presidente: Ricardo Vale (PT)
Segunda vice-presidente: Paula Belmonte (Cidadania)
Primeiro-secretário: Pastor Daniel de Castro (PP) | Suplente: Pepa (PP)
Segundo-secretário: Roosevelt Vilela (PL) | Suplente: Doutora Jane (MDB)
Terceiro-secretário: Martins Machado (Republicanos) | Suplente: Eduardo Pedrosa (União Brasil)
Quarto-secretário: Robério Negreiros (PSD) | Suplente: Jorge Viana (PSD)
Corregedor: Joaquim Roriz Neto (PL)
Ouvidor: Jorge Vianna (PSD)
Conheça o perfil dos membros da Mesa
Vice-presidente: Ricardo Vale (PT)
Eleito deputado distrital pela primeira vez em 2014, Ricardo Vale é desenhista técnico, além de graduado em Administração e Marketing. Morador de Sobradinho, milita pelas causas sociais, com atuação nos movimentos estudantis, culturais, esportivos e em defesa dos direitos humanos.
Deputada federal eleita em 2018 pelo PPS, ingressou como distrital em 2023. Tem como principais bandeiras a defesa da primeira infância (crianças de zero a seis anos), dos jovens, da educação e do incentivo ao empreendedorismo. Formada em Administração, é empresária e preside a Comissão de Fiscalização, Governaça, Transparência e ControlPrimeiro-secretário: Pastor Daniel de Castro (PP)
Natural de Itapipoca (CE), o distrital é professor, cientista político, advogado e ex-administrador de Vicente Pires. Ficou como suplente em duas eleições para deputado distrital: 2014, pelo PMDB, e 2018, pelo PSC. Além de pautas de saúde, segurança e infraestrutura, posiciona-se contra a legalização das drogas e do aborto, entre outros temas.
Suplente do primeiro-secretário: Pepa (PP)
Pedro Paulo de Oliveira, mais conhecido como Pepa, é natural de Várzea do Poço (BA) e mudou-se para o DF aos 18 anos, estabelecendo-se em Planaltina. Atua em causas sociais e defende a educação, a cultura, o esporte e o empoderamento feminino. Eleito deputado distrital em 2022, concentra esforços no desenvolvimento da região norte do Distrito Federal e preside a Comissão de Produção Rural e Abastecimento.
Segundo-secretário: Roosevelt Vilela (PL)
Subtenente veterano do Corpo de Bombeiros Militar, mora em Brasília desde 1981. É bacharel em Direito e mestre em Administração Pública. Foi administrador regional, de forma simultânea, de três regiões administrativas: Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way, e está em sua segunda legislatura. Como bombeiro, participou de centenas de operações de salvamento e resgate.
Suplente do segundo-secretário: Doutora Jane (MDB)
Doutora Jane é natural de Brasília. Delegada da Polícia Civil, foi atleta de vôlei, enfermeira, professora de geografia na rede pública e diretora do Sindicato dos Professores. Exerceu diversos cargos, como secretária de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; administradora de Sobradinho; e chefe da Controladoria Jurídica da Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Em sua primeira legislatura, atuou ano passado como Procuradora Especial da Mulher da CLDF.
Terceiro-secretário: Martins Machado (Republicanos)
Evangélico, radialista e mediador social, durante anos atuou com trabalhos sociais em áreas diversas. Foi o deputado distrital mais votado da eleição de 2018. Conduz a Frente Parlamentar do Esporte e dos Idosos e também se dedica a pautas sociais, de habitação e educação. Com recursos que destinou à educação foram reformadas quadras esportivas, banheiros, playgrounds, laboratórios e cozinhas de escolas.
Ouvidor e suplente do quarto-secretário: Jorge Viana (PSD)
Nascido em Bacabal (MA), mudou-se com os seus pais para Brasília quando tinha 2 anos. Morou em Taguatinga e Ceilândia antes de fixar-se em Samambaia. Após ter ingressado na Secretaria de Estado de Saúde como técnico em enfermagem, assumiu a frente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal (Sindate-DF). Em 2018, foi eleito para o primeiro mandato como distrital.
Neto do ex-governador Joaquim Roriz, compartilha as bandeiras históricas do avô. Trabalha pela redução das desigualdades, construção de uma política habitacional eficaz e geração de emprego e renda. É o parlamentar mais jovem da 9ª legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), eleito com 21.057 votos. Formou-se em Ciências Políticas na Universidade de Nova York (EUA).