Brasília (DF) – Criada com o compromisso de alcançar excelência acadêmica, a Faculdade Republicana iniciou sua trajetória estreando suas pri...
Brasília (DF) – Criada com o compromisso de alcançar excelência acadêmica, a Faculdade Republicana iniciou sua trajetória estreando suas primeiras aulas em 29 de julho de 2019 no então recém-inaugurado Complexo Republicano, localizado na Asa Sul, em Brasília. A Instituição de Ensino Superior (IES) se posiciona como uma das principais escolhas em Ciência Política da capital federal. Apesar de se consolidar em abrangentes áreas de conhecimento, se destaca também na graduação em Direito e nas especializações em Assessoria Parlamentar, RelGov e Lobby; Marketing Político Digital, Gestão Pública e outros cursos.
HISTÓRIA MARCADA POR DESAFIOS
Valdir Pucci, diretor-geral da IES, comemorou a data traçando um histórico da meia década da organização: “Completamos este ano 5 anos de funcionamento, quando inauguramos nossa primeira turma de Ciência Política. É claro que sempre será um marco na história de todos que passaram pelo período pandêmico, que pegou a humanidade de surpresa e logo quando tínhamos apenas um semestre de funcionamento. Tivemos que nos reinventar para lidarmos com o novo desafio. Sobrevivemos, nos reinventamos e passamos pela crise nos adaptando. Completamos esses 5 anos resumindo com uma palavra: sucesso. Graças à toda a comunidade acadêmica e nosso corpo técnico, chegamos a esse progresso pelo empenho dos professores, pelo empenho dos colaboradores e pelo empenho dos alunos. Uma melhor capacitação para a oferta de serviços públicos no Brasil”, finaliza.
Cecília Mendes, primeira colaboradora contratada pela faculdade, relembra com carinho dos primeiros passos da entidade e principalmente das turmas iniciais: “Fui contratada inicialmente como assistente bibliotecária, tanto que a organização inicial dos primeiros livros nas estantes da Biblioteca Acadêmica foi executada por mim. Acompanhei desde a primeira turma fechada aqui, na época tínhamos apenas a graduação em Ciência Política graças ao credenciamento do MEC. Olhando hoje para a faculdade a retrospectiva é de que ela fez um ‘boom’, né? Teve um progresso, que foi árduo, em que cada aluno matriculado, cada aluno entrando pela catraca à noite, sabemos que foi com muito suor porque lutamos muito para chegar até aqui. Na verdade, temos carinho para cada atividade, por exemplo temos dois eventos significativos para a faculdade, que são a Câmara Simulada da graduação em Ciência Política e o Tribunal de Júri Simulado do bacharelado em Direito. Aqui vemos o quanto os alunos se desenvolvem para suas carreiras acadêmica e profissional. Da captação de alunos ao atendimento, desde a recepção, desde a limpeza, desde a escolha do corpo docente, desde a entrada à sala de aula nós primamos pela busca da excelência”, enaltece a secretária acadêmica da instituição.
SUPERAÇÃO
Lorrayne Alvim é uma ex-estudante que representa o histórico de resiliência e avanço da IES: “Minha história acadêmica é de muita superação e apoio da Republicana também. Soube da faculdade pela minha mãe, que me avisou de uma bolsa 100% através da internet. Prestei o Vestibular Social, passei e quando comecei a estudar, veio o desafio da pandemia de covid. Como morava longe, foi difícil conciliar o trabalho com os estudos, cuidado com a família e saúde e ainda pegando ônibus. Tive que trancar por um período devido às dificuldades da crise e quando retornei precisei do apoio da Republicana para me readaptar. Sou muito grata e tenho muito orgulho de ter me formado na Republicana, tanto que trabalho na área de Ciência Política e sei como fui capacitada por quem preza pelo alto nível de conhecimento e prática”, afirma.
Cristiani Santos é egressa recém-formada em Ciência Política no último semestre (1/2024). A cientista política agora esbanja conhecimento no quesito acadêmico e agradece à faculdade pela experiência: “Os últimos anos foram acompanhando de perto as transformações e avanços da instituição. Parabenizo a Republicana e torço para que continue formando futuros profissionais com tamanha seriedade”, almeja.
Láynhon Oliveira, integrante do corpo colaborativo da IES desde 2021 como analista financeiro, também faz coro à parabenização da faculdade: “Quando ingressei aqui, minha primeira impressão foi de espanto porque nunca tinha visto uma empresa com a estrutura que vi na época! Eram ambientes modernos, inovadores e acolhedores. Ao longo do tempo aumentamos o portifólio dos cursos, oferecendo ainda mais opções para os futuros alunos. Desejo para os próximos 5 anos da Republicana que seja ainda mais reconhecida no mercado como uma das principais faculdades do Distrito Federal”, finaliza.
Por Ellen Fernandes – Ascom Faculdade Republicana
Foto: Carlos Gonzaga - Ascom Faculdade Republicana