Crédito foto: Rogério Lopes Selo Salão Amigo de Pacientes em Tratamento de Câncer busca facilitar a doação no local onde a pessoa realiza o...
Crédito foto: Rogério Lopes
Selo Salão Amigo de Pacientes em Tratamento de Câncer busca facilitar a doação no local onde a pessoa realiza o corte de cabelo.
Conceder certificação de reconhecimento público por meio do selo Amigo de Pacientes em Tratamento de Câncer, aos salões de beleza que promovam campanhas de incentivo aos programas de doação de cabelos para pacientes em tratamento oncológico é o que prevê a lei n° 7533 de autoria do deputado distrital Martins Machado ( Republicanos- DF), sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, publicada no Diário Oficial Do Distrito Federal.
A certificação visa sensibilizar as pessoas para as campanhas e facilitar a doação no local onde a pessoa realiza o corte de cabelo. Os fios serão encaminhados às organizações representativas para que produzam perucas voltadas a pacientes que tiveram queda capilar causada por tratamentos oncológicos.
As perucas serão distribuídas para pessoas previamente cadastradas e para aquelas que se encontram em vulnerabilidade social, sendo vedada qualquer utilização comercial. Os interessados em adquirir o selo devem fazer a solicitação na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Com a chancela, o salão pode aplicar a certificação em produtos e peças publicitárias.
Para o parlamentar as campanhas de doação de cabelo têm um papel importantíssimo na conscientização da sociedade, pois a doação de cabelo é simples, mas o efeito é profundo “Os tratamentos, provocam uma mudança visível que pode impactar profundamente a autoestima e o bem-estar emocional dos pacientes. Para muitos, o cabelo é uma parte essencial da identidade e perder essa parte de si mesmo pode ser devastador “, disse Martins Machado.