Foto: JV Gomes (estagiário)/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemorou o 46º aniversário do Parque da Cidade Dona Sar...
Foto: JV Gomes (estagiário)/Agência CLDF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemorou o 46º aniversário do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek em sessão solene no plenário na tarde desta sexta-feira (11). O evento foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem, deputado Martins Machado (Republicanos), considerou que o Parque da Cidade tanto é espaço de memória afetiva dos brasilenses, como também espaço democrático, por abarcar atividades, cultura e públicos diversos. O parlamentar defendeu a reabertura da piscina de ondas.
Em resposta, o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, disse que há recursos previstos para a reforma da piscina de ondas, que deverá ser feita em três etapas, sendo que a primeira já foi licitada. A execução total custará cerca de R$ 18 milhões, informou.
Junqueira também enfatizou as várias atribuições dadas ao parque, como lugar de esporte, inclusão e democracia. Ele descreveu sua “satisfação em ver o parque cheio”, com público diverso, e agradeceu as parcerias que tornam possíveis manutenções periódicas e melhorias.
Para o deputado federal Júlio Cesar (Republicanos-DF), o parque é espaço de memória e história dos moradores de Brasília. Ele destacou a realização de grandes eventos no parque, como campeonatos de vôlei de praia e corridas, e o recente “Música no pôr do sol do parque”, além daqueles que acontecem no Pavilhão, a exemplo do Capital Fitness, que atraiu mais de sessenta mil pessoas.
Pulmão de Brasília
Por sua vez, o administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, enfatizou o envolvimento dos cidadãos com o parque, “pulmão a céu aberto de Brasília, que inspira novas gerações e motiva a prática de esportes, lazer e bem-estar”. Entre as melhorias, Moreno citou a revitalização dos brinquedos do parque Ana Lídia, reforma do Castelinho, instalação de 23 novos postes de LED, iluminação nos estacionamentos, ampliação da acessibilidade, reformas em banheiros e reforço na segurança.
Ele anunciou, como meta, a padronização dos espaços, incluindo quiosques, restaurantes e equipamentos esportivos, reformas nas churrasqueiras e a substituição dos espaços inutilizados por novas opções, como pistas de skates e bike cross, entre outras propostas.
Maior parque urbano do mundo
“O parque é apaixonante”, pontuou a jornalista Cilene Vieira, diretora do documentário “O nosso parque de cada dia”. Ela adiantou que está produzindo uma trilogia de curtas sobre o espaço.
Cilene Vieira também é responsável pelo blog “Nosso parque da cidade”, publicado no site do Correio Braziliense, que abriga crônicas sobre o local, o cotidiano e o perfil de frequentadores. A jornalista argumentou pela valorização do Parque da Cidade e sugeriu oficializá-lo como “o maior parque urbano do mundo”.
Durante a sessão, foram apresentados diversos vídeos sobre as atividades realizadas no local, além da leitura de mensagens de parlamentares parabenizando o parque pelo aniversário.
Também participaram do evento frequentadores e permissionários do parque, como do Nicolândia, Carrera Cart, Gibão e Alpinos. Ao final da sessão, foram entregues moções de louvor a parceiros do Parque da Cidade por suas contribuições à população do DF.
Franci Moraes – Agência CLDF