“É sempre muito bom ter a oportunidade de jogar em casa, ainda mais em um torneio como esse, que reúne essas grandes estrelas. Ganhar o títu...
“É sempre muito bom ter a oportunidade de jogar em casa, ainda mais em um torneio como esse, que reúne essas grandes estrelas. Ganhar o título é ainda melhor”, disse o tenista brasiliense Gilbert Klier Júnior (6º da esquerda para a direita) | Foto: Divulgação/SEL-DF
Equipe formada por Tommy Robredo, Gilbert Klier Júnior e Juan Cabal conquistou o título desta edição. Torneio também homenageou João Menezes, que anunciou sua aposentadoria
O Time Arena BRB Mané Garrincha, formado pelo espanhol Tommy Robredo, o brasiliense Gilbert Klier Júnior e o colombiano Juan Cabal, venceu o Time Arena BRB Nilson Nelson, do espanhol Fernando Verdasco e dos brasileiros João Menezes e Marcelo Demoliner, e conquistou o título do Brasília Champions Legends 2024, em disputa que aconteceu neste sábado (28), no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson.
Depois de sair em desvantagem no primeiro dia de competição, com apenas uma vitória, o Time Arena BRB Mané Garrincha garantiu não só a reabilitação como o título. O confronto terminou empatado, com três vitórias para cada time, mas Robredo, Klier e Cabal levaram a melhor no critério de desempate (saldo de sets).
No primeiro jogo do dia, Klier fez as honras da casa e venceu João Menezes, por 4/0 e 4/2, empatando o confronto. “É sempre muito bom ter a oportunidade de jogar em casa, ainda mais em um torneio como esse, que reúne essas grandes estrelas. Ganhar o título é ainda melhor”, disse o brasiliense.
Em seguida, foi a vez do espanhol Robredo, ex-número 5 do mundo, anotar sua primeira vitória, por 4/3(2) 4/1, no torneio e a sétima contra o também espanhol Verdasco, ex-número 7, em 12 partidas. “Estou muito feliz em poder estar aqui no Brasil, um país que eu gosto tanto e participando desse torneio. Estou um pouco enferrujado, mas foi bom poder jogar com os meus amigos de circuito”, afirmou Robredo.
O Time Nilson Nelson ainda foi buscar a terceira vitória nas duplas, com Verdasco e Demolinervencendo Robredo e Cabal, por duplo 4/3(3). Mas, mesmo com a vitória, o time adversário assegurou o título.
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou a importância do torneio para a promoção do esporte e a consolidação de Brasília como cenário ideal para a realização de eventos esportivos envolvendo a modalidade do tênis. “O Brasília Champions vai ficar marcado na história do tênis na cidade. Estamos muito felizes com o resultado proporcionado pelo evento. Foram 10 dias de celebração com muita diversidade, inclusão e alto rendimento esportivo”, declarou.
Homenagem
Antes do primeiro jogo do dia, a Federação Brasiliense de Tênis e a organização do torneio prestaram uma homenagem e entregaram uma placa a João Menezes, que se despediu oficialmente das quadras, neste sábado, aos 27 anos.
“O Brasília Champions vai ficar marcado na história do tênis na cidade. Estamos muito felizes com o resultado proporcionado pelo evento. Foram 10 dias de celebração com muita diversidade, inclusão e alto rendimento esportivo” Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer
Campeão do Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2019, e com participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021, o mineiro não conseguiu se recuperar de uma fratura por estresse na tíbia sofrida em março passado. “Fiz tudo o que podia, mas meu corpo não reagiu. Tenho limitações e não consigo mais jogar com intensidade no tênis profissional”, disse ele, que contou com a presença em quadra da família e da namorada na homenagem.
Confira os resultados de sábado:
Gilbert Klier Júnior (BRA) x João Menezes (BRA) – 4/0, 4/2
Tommy Robredo (ESP) x Fernando Verdasco (ESP)- 4/3 (2), 4/1
Fernando Verdasco (ESP)/Marcelo Demoliner (BRA) x Tommy Robredo (ESP)/Juan Cabal (COL) – 4/3 (3), 4/3 (3)
Classificação final
Time Arena BRB Mané Garrincha
Vitórias: 3
Sets ganhos: 7
Sets perdidos: 6
Saldo de sets: 1
Time Arena BRB Nilson Nelson
Vitórias: 3
Sets ganhos: 6
Sets perdidos: 7
Saldo de sets: -1
O Brasília Champions 2024 teve o apoio máster da SEL-DF, com o patrocínio do Banco BRB e o apoio de Sesc Fecomércio, Gatorade, INNI e Reitec Fibra, com realização da Federação Brasiliense de Tênis.