Hugo Barreto/Metrópoles Inmet emitiu alerta amarelo – de perigo potencial – para chuvas intensas nesta 2ª. Aviso meteorológico vale até as 1...
Hugo Barreto/Metrópoles
Inmet emitiu alerta amarelo – de perigo potencial – para chuvas intensas nesta 2ª. Aviso meteorológico vale até as 10h da 4ª feira de Natal
Os moradores do Distrito Federal devem se preparar para um Natal úmido em 2024, como de costume nesta época do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas nesta segunda-feira (23/12). O aviso técnico vale até as 10h de quarta-feira (25/12), mas pode ser prorrogado.
O alerta amarelo – a segunda classificação em uma escala de três níveis – detalha que o período será de céu com muitas nuvens na capital federal, além de ter pancadas de chuva com volume de 20 a 30 milímetros por hora (ou até 50 mm por dia); trovoadas isoladas; e rajadas de vento com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h.
Apesar disso, o aviso meteorológico prevê baixo risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Confira a previsão do tempo para a capital do país até o Natal:
Segunda-feira (23/12)
Céu: muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Temperatura: de 18°C a 28°C
Umidade relativa do ar: 50% a 95%
Ventos: fracos a moderados, com rajadas
Terça-feira (24/12)
Céu: muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Temperatura: de 18°C a 27°C
Umidade relativa do ar: 55% a 95%
Ventos: fracos a moderados, com rajadas
Quarta-feira (25/12)
Céu: muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Temperatura: de 18°C a 26°C
Umidade relativa do ar: 60% a 95%
Ventos: fracos a moderados, com rajadas
Orientações
O Inmet listou algumas instruções para adoção em casos de alerta de perigo potencial. Se houver rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco, ainda que pequeno, de queda delas e ocorrência de descargas elétricas.
Também é importante evitar estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Por Rebeca Kemilly -Metrópoles