Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Compartilhe

Tecnologia - Primeiro dia da 5ª edição do Etos.IA Provocações discute inteligência artificial e energias renováveis na CPGoiás4

  A oportunidade de interação entre a Inteligência Artificial e energias renováveis foi destaque durante o primeiro painel da 5ª edição do E...

 

A oportunidade de interação entre a Inteligência Artificial e energias renováveis foi destaque durante o primeiro painel da 5ª edição do Etos.IA, realizado na tarde desta sexta-feira (29), na Campus Party Goiás 4, no Shopping Passeio das Águas. Com o tema “O Brasil pode ser protagonista no desenvolvimento de energias renováveis?”, o debate foi conduzido pelo professor doutor, Ronaldo Lemos, com a participação do titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, e do assessor especial do Ministério da Fazenda, Igor Marchesini.

Na abertura do painel, que integra a programação do Fórum Internacional do Marco Regulatório da IA, o titular da SGG destacou a importância de uma regulação de IA específica para as particularidades do Brasil.

“Nós não podemos achar que a solução do marco regulatório da IA aplicado nos Estados Unidos, na China ou na Europa, seja a mesma para o Brasil. Por mais que a tecnologia rompa fronteiras e tenha um alto grau de globalização, existem particularidades específicas quando se trata da aplicação da tecnologia. Nós temos que ter a nossa discussão e encontrar o nosso caminho”, salientou.

Durante o debate, o professor doutor, Ronaldo Lemos, advogado e especialista em Direito, co-autor do Marco Civil da Internet e do Plano Nacional de IoT, e apresentador do “Expresso Futuro”, destacou dados relacionados à estimativa do consumo de energia da inteligência artificial para os próximos anos e trouxe  uma provocação sobre a oportunidade de geração de riqueza por meio da energia renovável.

“A relação do consumo de energia da IA em 10 anos está projetado para chegar em até 5% do consumo de eletricidade do mundo todo. E não dá para queimar petróleo e carvão mais para alimentar inteligência artificial. O mundo precisa correr atrás de energia renovável e o Brasil pode enriquecer vendendo energia renovável para alimentar a IA. E aqui em Goiás não é diferente, o estado pode enriquecer vendendo essa energia renovável”, provocou Ronaldo Lemos.

“Nós temos toda essa questão climática e pressão por redução de carbono, que é extremamente relevante. Em Goiás, nós temos uma oportunidade muito grande de ampliar a nossa matriz de energia renovável e gerar uma fonte sustentável de energia que nos permitirá construir termelétricas abastecidas que irão dar confiabilidade e segurança energética necessária para operar grandes data-centers”, destacou Adriano da Rocha Lima, ao falar sobre as oportunidades de avanços em Goiás.

O assessor especial do Ministério da Fazenda, Igor Marchesini, fundador do Movimento Empresa Júnior (MEJ) e membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), também contextualizou sobre o marco regulatório da IA e o envolvimento do ministério nos debates sobre a temática. Além disso, destacou os principais desafios para a transformação das energias renováveis em riqueza.

“Não é fácil transformar essa energia renovável em riqueza. Um datacenter, diferente de uma cidade que vai crescendo aos poucos, passa a funcionar do dia para a noite, durante 24 horas, por sete dias da semana, em 365 dias por ano. Isso para o setor elétrico é muito desafiador. Precisamos de uma política nacional de energia para data center que traga clareza sobre as regras. Além disso, precisamos criar uma normativa nacional, onde os estados e municípios possam contribuir e aderir, voluntariamente, para que a indústria possa ganhar essa velocidade. Outro ponto muito importante é a resolução do problema regulatório”, destacou Igor Marchesini.

Etos.IA

A 5ª edição do Etos.IA Provocações está sendo promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio institucional da Unesco Brasil e do Grupo Jaime Câmara e patrocínio da Saneago. O Evento faz parte da programação da Campus Party Goiás, um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do Brasil, que em 2024 realiza sua 4ª edição presencial.

No dia 30 de novembro, às 16h, será realizado o segundo painel desta edição, com o tema “O Brasil pode evoluir de consumidor a desenvolvedor de tecnologias?”. Entre os painelistas, novamente o secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, trazendo sua experiência em gestão pública e digital. O comunicador e educador, Marcelo Tas, profissional com carreira de destaque em programas de TV como “CQC” e “Ra-Tim-Bum”, além de sua colaboração no Museu do Amanhã e no Telecurso. Heloisy P. Rodrigues, pioneira em Inteligência Artificial e co-fundadora da MaCall. Anderson da Silva Soares, professor de IA na UFG, especializado em projetos inovadores nos setores de saúde e energia. E José Frederico Lyra Netto, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, mestre em Políticas Públicas e vasta experiência em gestão pública e consultoria.