Queda da aeronave na Barra Funda • Portal Morro Grande & Região Aeronave caiu em via movimentada de SP; outras duas pessoas ficaram feri...
Aeronave caiu em via movimentada de SP; outras duas pessoas ficaram feridas
Da CNN Brasil
Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte cair na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7).
Segundo informações da Polícia Militar, duas pessoas que estavam na aeronave morreram carbonizadas. Além disso, um motoqueiro que passava pela avenida e uma senhora que estava num ônibus foram atingidos por destroços e ficaram feridos.
A aeronave caiu na Avenida Marques de São Vicente, na Barra Funda, por volta das 07h20 da manhã.
O Aeroporto Campo de Marte confirmou que o avião, um King Air bimotor de pequeno porte, decolou na manhã de hoje. A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem.
Segundo apuração da CNN, a aeronave tinha como destino a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM.
Imagens mostram que um ônibus também foi atingido e pegou fogo na parte traseira.
Queda de avião em São Paulo: aeronave atingiu ônibus com 30 passageiros
Coletivo operava linha Terminal Pirituba/Terminal Barra Funda; duas pessoas que estavam no bimotor morreram
O avião que caiu na manhã desta sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, zona Oeste de São Paulo, atingiu um ônibus da empresa Viação Santa Brígida.
Com a queda, a aeronave explodiu e os destroços chegaram a acertar uma moto. A via precisou ser interditada por conta do incêndio. Cerca de 10 linhas de ônibus tiveram que ser desviadas por conta da interdição na região.
De acordo com a empresa de ônibus, 30 pessoas estavam no coletivo no momento do acidente. Duas pessoas sofreram ferimentos leves e receberam atendimento. O motorista do ônibus teve um mal súbito e também foi atendido.
Ainda segundo a empresa, o ônibus operava a linha 8500/10, do Terminal Pirituba, na zona norte, ao Terminal Barra Funda, na zona oeste.
“A Viação Santa Brígida lamenta profundamente o acidente e manifesta sua solidariedade às vítimas do avião e seus familiares. A empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”, diz a nota.
Queda depois da decolagem
O bimotor turboélice decolou do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, e tinha como destino a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de acordo com apuração da CNN.
De acordo com registro do site Flightradar24, o avião decolou às 7h17 (horário de Brasília). O monitoramento mostra que a aeronave iniciou uma curva acentuada à esquerda na região da Avenida Ordem e Progresso, na zona norte.
Na sequência, o avião atravessa a Marginal Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Limão, até a queda na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda.
As duas pessoas que morreram carbonizadas foram identificadas como o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros. A aeronave caiu a cerca de um quilômetro do Allianz Parque e do Bourbon Shopping.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), vai investigar o caso.
Fernanda PalharesThomaz Coelhoda CNN*Luan Leãoda CNN , em São Paulo
07/02/2025 às 18:10 | Atualizado 07/02/2025 às 18:11