Bruno Spada/Câmara dos Deputados/1º-2-25 O deputado federal Marcel van Hattem teve 31 voto e o Pastor Henrique Vieira teve 22 votos Aos 35 a...
Bruno Spada/Câmara dos Deputados/1º-2-25
O deputado federal Marcel van Hattem teve 31 voto e o Pastor Henrique Vieira teve 22 votos
Aos 35 anos, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1°) presidente da Câmara dos Deputados e se tornou o mais jovem da história a assumir o posto. O placar de 444 votos não ultrapassou a marca do ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL), que conquistou, em 2023, 464 votos.
A vitória de Motta representa, entre outras coisas, o sucesso da articulação de Lira, que atuou em prol da candidatura do paraibano nos últimos meses. Inicialmente, o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) era cotado como indicado de Lira, que decidiu apoiar Motta após Nascimento não ter sucesso na candidatura.
Motta só não teve o apoio do PSOL e do Novo. Ambas as legendas lançaram candidatos nesta eleição: Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que conquistou 22 votos, e Marcel van Hattem (Novo-RS), que angariou 31 votos.
Hugo Motta
Nascido em João Pessoa, capital da Paraíba, Motta está em seu quarto mandato como deputado federal. Iniciou a vida política em 2005, ao se filiar ao então PMDB, atual MDB. Ele é formado em medicina pela Universidade Católica de Brasília.
O paraibano conquistou sua primeira vaga para a Câmara em 2010, aos 21 anos, tornando-se o deputado federal mais jovem do país. Em 2014, ele presidiu a Comissão de Fiscalização e Controle.
Um ano depois, comandou a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, que investigou supostas irregularidades na construção de refinarias no Brasil.
Atualmente líder do Republicanos na Câmara, Motta se tornou vice-líder de diferentes blocos partidários na Casa, sendo parte da base dos governos Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Bolsonaro.
Após a entrada de Silvio Costa Filho no comando do Ministério dos Portos e Aeroportos, a relação entre Motta e o governo Lula se tornou um pouco mais próxima.
Nas eleições de 2022, o deputado obteve a reeleição com 158.171 votos, sendo o mais votado do estado. O parlamentar é de família com presença forte na política paraibana, sendo neto do ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley, que comandou a cidade na década de 1950. O pai do deputado, Nabor Wanderley, é o atual prefeito da cidade.
Por Rute Moraes e Lis Cappi, do R7, em Brasília