Ibaneis Rocha: “O meu projeto é entregar o Setor Comercial Sul totalmente revitalizado até o final do nosso governo” | Fotos: Renato Alves/A...
GDF investe na revitalização do Setor Comercial Sul e inaugura Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino
Durante a inauguração do Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino, realizada nesta segunda-feira (24) na Quadra 4 do Setor Comercial Sul, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o Governo do Distrito Federal (GDF) concluirá a reforma das quadras do Setor e instalará um Centro de Operações Integradas da Segurança Pública no local. O espaço, gerido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), visa fortalecer a infraestrutura e a segurança da região.
Ibaneis, que iniciou sua trajetória profissional no Setor Comercial Sul, destacou os esforços do governo em transformar o local, seja por meio de obras de revitalização ou pela atualização da legislação, permitindo maior diversidade de atividades econômicas na área. Ele também fez questão de elogiar o Sistema S, que, segundo ele, tem realizado um trabalho exemplar em todo o Brasil, principalmente no atendimento às camadas mais carentes da população com qualificação profissional de alta qualidade.
“O Sistema S desempenha um trabalho brilhante no Brasil, alcançando locais inesperados para oferecer à população uma formação de excelência, principalmente para os mais necessitados”, afirmou. “Desde o início do meu governo, temos revitalizado o Setor Comercial Sul. Agora, vamos licitar a reforma das quadras 1, 2 e 6, que já estão na Novacap, e em breve também iniciaremos as obras da quadra 2, completando assim a revitalização de todo o Setor até o final do nosso governo. Isso é uma forma de demonstrar nosso carinho por essa área vital do Distrito Federal, promovendo a geração de renda, emprego e desenvolvimento social”, afirmou Ibaneis.
Ele também destacou a parceria com o Sistema S, que, por meio da CNC e da Fecomércio, já investiu mais de R$ 1,2 bilhão no setor produtivo, com destaque para a aquisição do prédio do antigo Ipea, no Setor Bancário Sul, um movimento que visa revitalizar a região.
Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino: um novo marco para a qualificação profissional
O Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino, que leva o nome do ex-advogado e fundador da Fecomércio-DF, tem capacidade para receber até 5 mil alunos e conta com 23 salas e 15 laboratórios. O espaço oferecerá diversos cursos, incluindo áreas como hotelaria e gastronomia.
A abertura do centro foi viabilizada pela atualização da legislação local, promovida pelo GDF, que permitiu a regularização de inúmeras empresas e a ocupação de espaços antes ociosos no Setor Comercial Sul. A Lei Complementar nº 1.021/2023, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, autorizou a inclusão de mais de 300 atividades econômicas na região, incluindo faculdades, creches e instituições de ensino técnico, como o próprio Centro de Educação Profissional.
“Em 2023, com o apoio da CLDF, o governador Ibaneis Rocha sancionou uma lei que ampliou em quase 300 as atividades comerciais permitidas no Setor, incluindo faculdades e empresas de TI. Essa mudança possibilitou o lançamento de uma pesquisa em parceria com a Secti-DF, a Fundação de Apoio para Projetos de Ensino e a Universidade Católica de Brasília, que visa criar um polo tecnológico criativo na região. Essas iniciativas demonstram o trabalho conjunto entre o setor produtivo e o poder público para resgatar o Setor Comercial Sul como uma área estratégica para o desenvolvimento do DF”, explicou José Aparecido da Costa Freire, presidente da Fecomércio-DF.
Revitalização e desenvolvimento com o apoio do Senac-DF
A importância da parceria entre o GDF e o Senac-DF também foi ressaltada pelo diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, que destacou o papel do Centro de Educação Profissional como o maior de sua categoria no Distrito Federal. “É uma grande satisfação para o Senac inaugurar o maior centro de educação profissional do DF. Esse projeto é fruto da parceria com o GDF, que, além de investir na modernização do Setor Comercial Sul, também ampliou a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), criando um ambiente favorável ao crescimento e à inovação”, afirmou.
Com localização estratégica, próxima à W3, ao metrô e à Rodoviária do Plano Piloto, o centro de educação promete ser um ponto chave para a revitalização e o desenvolvimento da região.
Informações de Ian Ferraz, da Agência Brasília.