Presidente nacional do Republicanos participou do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025 Publicado em 25/3/2025 - 12:29 Atualiz...
Presidente nacional do Republicanos participou do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025
Publicado em 25/3/2025 - 12:29
Atualizado em 28/3/2025 - 10:18
Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), participou da sessão de lançamento da 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria 2025. O documento é elaborado por representantes da indústria que lista os projetos de lei prioritários para o setor. O republicano foi um dos solicitantes para a realização da sessão conjunta promovida pelo Congresso Nacional.
O encontro reuniu várias autoridades e representantes do setor industrial, entre elas, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.
Durante o discurso, Marcos Pereira relembrou o histórico de compromisso com a indústria brasileira, principalmente, durante a passagem como ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre 2016 e 2018, durante o governo Michel Temer. “É de conhecimento geral o meu envolvimento e o meu apoio às causas legislativas da indústria brasileira, seja aqui no parlamento, atuando em frentes parlamentares e nas deliberações de matérias de interesse setorial, seja no período em que ocupei o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, quando pude colocar em prática várias iniciativas de fomento à produção manufatureira e às exportações”, lembrou.
Marcos Pereira também ressaltou o trabalho feito pelo Congresso Nacional com a aprovação de importantes pautas para a economia, como a Reforma Tributária. “Entre estes avanços, destaco a recente aprovação da Reforma Tributária, uma conquista histórica, que proporcionará um sistema mais simplificado, transparente e equilibrado, reduzindo o Custo Brasil e ampliando a competitividade das empresas. O novo modelo de tributação contribuirá para a previsibilidade e a segurança jurídica dos investidores, fatores essenciais para a retomada do crescimento econômico”, disse.
O republicano também chamou a atenção para o papel do Brasil em relação a liderança mundial na economia verde.“Sabemos que o futuro da economia mundial exige inovação e responsabilidade ambiental. O Brasil tem condições de liderar essa agenda global. Este ano, sediando a COP30, teremos a oportunidade de nos firmarmos nessa posição de liderança. Devemos fortalecer políticas que incentivem investimentos em energias renováveis, bioeconomia e tecnologias de baixo carbono, tornando nossa indústria ainda mais competitiva no cenário internacional”, explanou.
Por fim, Marcos Pereira exaltou a importância do setor industrial brasileiro e se reafirmou o compromisso com o setor. “A indústria é um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Seu fortalecimento é essencial para a geração de empregos de qualidade, para o aumento da renda dos trabalhadores e para a dinamização de diversas cadeias produtivas. Reafirmo aqui o meu compromisso com o setor industrial e com a construção de um país mais próspero, inovador e sustentável”, concluiu.
Saiba mais
Desde 1995, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) conduz a Agenda Legislativa da Indústria em conjunto com federações estaduais, associações setoriais e sindicatos de âmbito nacional. A elaboração da nova edição do documento começou em novembro de 2024, sob coordenação da CNI.
Entre os avanços legislativos destacados como conquistas relevantes do setor industrial nos últimos anos estão a Reforma Tributária iniciada em 2023, o Marco Legal do Saneamento Básico de 2020 e a Reforma Trabalhista aprovada em 2017.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: 1 – Najara Araújo | Bruno Spada/Agência Câmara de Notícias