Crédito: Sérgio Rocha Abertura da exposição dos troféus do Campeonato Goiano de Futebol Palácio Maguito Vilela recebeu, nesta 4ª-feira, as t...
Crédito: Sérgio Rocha
Abertura da exposição dos troféus do Campeonato Goiano de Futebol
Palácio Maguito Vilela recebeu, nesta 4ª-feira, as taças que serão entregues aos finalistas, Vila Nova e Anápolis. Presidente Bruno Peixoto comemora a parceria entre o Legislativo e a FGF, que dá mais visibilidade ao futebol goiano.
A abertura da exposição dos troféus do Campeonato Goiano de Futebol 2025 aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, no saguão de entrada do Palácio Maguito Vilela. A sede da Assembleia Legislativa do Goiás (Alego) recebe a mostra, que exibe as taças que serão entregues aos vencedores da competição no próximo domingo, 30.
A exibição da taça antes da final já é tradição na Casa, sendo a terceira vez consecutiva. A exposição, que é resultado da parceria entre a Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer da Alego e a Federação Goiana de Futebol (FGF), ficará na Casa até sexta-feira, 28.
Durante o evento, estiveram presentes o presidente do Parlamento, deputado Bruno Peixoto (UB); o deputado Coronel Adailton (Solidariedade); o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, Luís Alberto Bites; o secretário de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa, Juscelino Peixoto; o presidente da FGF, Ronei de Freitas; o diretor executivo da FGF, André Luís Pitta; o superintendente de Segurança Esportiva do Estado, Nilton Cesar; o representante do secretário de Estado de Esporte, Rudson Guerra; o presidente do Anápolis Futebol Clube, Marlon Caiado; o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior; e o subprocurador-Geral da Alego, Iure Castro.
O presidente Bruno Peixoto destacou o trabalho dos parlamentares e a importância do esporte para o Estado. “A Assembleia Legislativa tem trabalhado intensamente em prol da sociedade. Nossa Casa funciona das 6 horas às 22 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com sessões solenes e atividades. Estamos aqui para servir a população, que nos paga e confia em nosso trabalho”, afirmou.
O legislador ressaltou a relevância da exposição na sede do Legislativo, lembrando que a Assembleia é a Casa do Povo Goiano, e não há lugar melhor para mostrar a taça do Campeonato Goiano. "Quero agradecer ao presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei de Freitas, e a todos os dirigentes e presidentes de clubes que estão contribuindo para essa grande final”, disse.
Peixoto também mencionou a expectativa para a decisão do Campeonato Goiano, no próximo domingo, e brincou sobre a torcida dos presentes. “Sou goiano, cresci em Campinas e torço para o Atlético Goiano. Mas sei que o Anápolis vem forte, e o Vila Nova com força, mesmo com a desvantagem de 2 a 0 no placar. Vamos ver quem leva o título”, comentou.
Coronel Adailton destacou a importância da iniciativa liderada pelo presidente da Assembleia, Bruno Peixoto, que promove uma aproximação entre a sociedade e o Parlamento estadual. “Independentemente de qual equipe chegar à final e conquistar o título, é fundamental reconhecermos e reverenciarmos um evento tão importante para Goiás. O presidente Bruno, de forma democrática e republicana, traz a população para dentro da Assembleia, que é a Casa do Povo”, afirmou.
Segundo Adailton, a presença de esportistas, dirigentes e torcedores no ambiente político fortalece a conexão entre a sociedade e os deputados estaduais. “A iniciativa não apenas celebra o futebol goiano, mas também fortalece a atuação dos parlamentares junto à população”, concluiu.
Comemoração
O presidente da FGF, Ronei Freitas, mencionou o grande valor da competição e a parceria de sucesso entre a entidade e a Assembleia. “Esperamos fechar com chave de ouro, com uma grande festa no Estádio Serra Dourada. A Alego, pela visibilidade que nos dá através da TV Brasil Central e da TV Assembleia, só fortalece o futebol goiano, mostrando a qualidade dos nossos atletas e o grande potencial que temos”, afirmou.
Ronei lembrou o crescimento do futebol no Estado e a relevância da federação em nível nacional: “Hoje somos uma das melhores federações do Brasil, entre as 27 existentes, e isso é fruto de um trabalho sólido e de parcerias bem-sucedidas como esta”.
O diretor executivo da FGF, André Luís Pitta, falou que neste ano o campeonato teve uma grande participação dos clubes do interior: “Isso mostra que o trabalho da diretoria está dando resultado. As outras equipes brigaram até o fim pelas classificações, e agora temos a grande final neste domingo. Apesar do 2 a 0 para o Anápolis no primeiro jogo, a torcida do Vila Nova ainda acredita na virada. O jogo será no Serra Dourada, com um público grande e, sem dúvida, será uma grande festa do futebol goiano".
O secretário Luís Alberto Bites parabenizou a todos pela organização impecável do campeonato. Ele compartilhou a emoção de estar diante dos troféus, destacando a beleza da taça do Goianão, uma verdadeira obra de arte que é uma réplica do icônico Estádio Serra Dourada. "É emocionante ver essas taças de perto", afirmou.
Bites também disse acreditar que o campeonato ainda segue em aberto, mantendo a expectativa e a emoção para a final.
Casa do Povo
O subprocurador-geral da Alego, Iure Castro, destacou a relevância do evento para o esporte local e a contribuição do Poder Legislativo para o fortalecimento do futebol em Goiás. Ele entregou de forma simbólica uma blusa do Vila Nova para o presidente Bruno Peixoto.
Iure ressaltou que, sob a liderança de Peixoto, o Legislativo tem se mostrado comprometido com o crescimento do esporte goiano: "Estou muito feliz de ver a taça do Goianão sendo recebida com tanto entusiasmo. O futebol goiano está crescendo a cada dia e acredito que o nosso Estado tem tudo para brilhar ainda mais nos próximos anos. O Parlamento estará sempre ao lado do esporte, com as portas abertas para contribuir com sua evolução".
O secretário Juscelino Peixoto comemorou a terceira edição do evento na Alego. “É uma honra para nós, da Alego, organizá-lo. A parceria com a Federação Goiana de Futebol tem sido fundamental para fortalecer o esporte em Goiás. Hoje, a Casa do Povo está lotada, todos tirando fotos, celebrando o futebol goiano. É um momento de entretenimento para todos e, ao mesmo tempo, uma forma de valorizar a nossa cultura e o esporte", afirmou.
Agência Assembleia de Notícias