O Zoológico de Brasília passa a ter entrada gratuita aos domingos, dia em que é atendido por 13 de linhas de ônibus e que também terá gratui...
O programa Lazer Para Todos, que garante entrada gratuita aos domingos e feriados no Jardim Botânico de Brasília e no Zoológico de Brasília, entra em vigor neste domingo (30). A iniciativa foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante a coletiva de imprensa das comemorações dos 65 anos de Brasília e publicada, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Além da gratuidade, os moradores da cidade também poderão utilizar o transporte público sem custos, pois o programa Vai de Graça se aplica aos domingos e feriados. A medida tem como objetivo promover a inclusão social, incentivar a educação ambiental e oferecer mais opções de lazer tanto para os brasilienses quanto para os visitantes.
“O objetivo é ampliar ainda mais o acesso da população a esses dois espaços essenciais para o lazer e a preservação ambiental. Muitos moradores da capital nunca tiveram a oportunidade de visitar o Zoológico ou o Jardim Botânico. Com a gratuidade, estamos tornando esse acesso mais democrático e inclusivo”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
O Zoológico de Brasília funciona aos domingos das 8h30 às 17h e é atendido por 13 linhas de transporte público. Já o Jardim Botânico está aberto das 9h às 17h, com entrada até as 16h30, e é servido por 8 linhas de ônibus. O programa Vai de Graça oferece transporte público gratuito, incentivando a inclusão social e o lazer. O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca os resultados positivos desde a implementação do programa. As linhas de ônibus que atendem esses locais variam, com destaque para as que partem de diferentes regiões de Brasília, facilitando o acesso ao Zoológico e ao Jardim Botânico aos domingos.
Linhas de Ônibus que Atendem o Jardim Botânico de Brasília aos Domingos:
Linhas de Ônibus que Atendem o Zoológico de Brasília aos Domingos:
A gratuidade de entrada nos espaços, dentro do programa Lazer para Todos, será garantida exclusivamente aos domingos e feriados. As datas contempladas são:
-
1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional)
-
Paixão de Cristo: Data móvel (feriado nacional)
-
21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado distrital) e Tiradentes (feriado nacional)
-
1º de maio: Dia do Trabalhador (feriado nacional)
-
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
-
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
-
2 de novembro: Finados (feriado nacional)
-
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
-
20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
-
30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado distrital)
-
25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
Além disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) pode ampliar a gratuidade de entrada para outras datas, conforme as diretrizes do programa.
A implementação do Lazer para Todos ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), em parceria com as administrações do Jardim Botânico de Brasília e do Zoológico de Brasília, que são os principais beneficiados por essa ação.
Histórico dos Espaços
Esses dois locais são fundamentais não apenas para o lazer, mas também para a educação ambiental e preservação da biodiversidade. O programa Lazer para Todos reforça o compromisso do GDF com a inclusão social e o acesso democrático à cultura e à natureza, proporcionando a participação da população em atividades educativas e recreativas de maneira gratuita e acessível.
*Com informações da Agência Brasília