O governador Ibaneis Rocha participou do lançamento do programa Incentiva DF, que busca combater a evasão escolar e fortalecer a convivência...
O governador Ibaneis Rocha participou do lançamento do programa Incentiva DF, que busca combater a evasão escolar e fortalecer a convivência familiar | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Incentiva DF busca transformar vidas de jovens do Distrito Federal com ampliação prevista para o segundo semestre
O governador Ibaneis Rocha reforçou a relevância do programa Incentiva DF, destacando que o auxílio mensal oferecido vai muito além do valor financeiro. Não se trata apenas de R$ 200 por mês. À primeira vista, pode parecer pouco, mas essa quantia faz a diferença: pode garantir o transporte diário, ajudar a complementar a renda familiar e, principalmente, permitir que esses jovens estejam inseridos em um espaço de acolhimento e crescimento pessoal. O mais importante é que eles convivam, aprendam e se desenvolvam dentro dos centros de convivência. O nosso objetivo é que, no futuro, crianças e adolescentes olhem para trás e digam com orgulho que conseguiram vencer na vida graças a um programa implantado pelo Governo do Distrito Federal”, declarou o governador.
A iniciativa, voltada para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, nasceu com o propósito de oferecer suporte financeiro e oportunidades de formação pessoal e profissional, incentivando o protagonismo juvenil.
A primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, também ressaltou o impacto positivo da proposta. “O Incentiva DF nasce para investir nos sonhos da juventude, porque tudo acontece na adolescência. É nessa fase que estão a energia, a força de vontade e aquilo que nos move: os sonhos. Precisamos dar oportunidades reais para que esses jovens possam construí-los com dignidade”, afirmou.
Primeira fase e ampliação prevista
Nesta fase inicial, o programa contempla 650 adolescentes entre 15 e 18 anos incompletos, todos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os beneficiários receberão o incentivo mensal durante 12 meses, período em que deverão cumprir critérios de permanência, como frequência e participação ativa nas atividades oferecidas.
A expectativa do governo é ampliar o número de beneficiários para 2 mil jovens já no segundo semestre deste ano, além de estender o tempo de duração do programa para 24 meses. Com essa expansão, o Executivo busca atingir ainda mais adolescentes em situação de vulnerabilidade e garantir uma trajetória de mais oportunidades, aprendizado e autonomia.