Palco sendo montado na Esplanada: só na parte elétrica, de som e de estrutura no local, são mais de mil pessoas em ação | Fotos: Joel Rodrig...
Palco sendo montado na Esplanada: só na parte elétrica, de som e de estrutura no local, são mais de mil pessoas em ação | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Local é preparado para os shows gratuitos a que a população poderá assistir na programação de aniversário da cidade, com acesso facilitado pelo Vai de Graça
A paisagem da Esplanada dos Ministérios está em transformação para receber uma programação especial e gratuita em torno do aniversário de 65 anos de Brasília. No local, milhares de trabalhadores erguem as estruturas de ferro, palcos, iluminação e muito mais para que a população participe das festividades entre sábado (19) e segunda-feira (21). Além dos eventos, o Governo do Distrito Federal (GDF) também vai liberar o transporte gratuito – ônibus e metrô.
Na montagem da Esplanada há mais de mil pessoas trabalhando na parte de estrutura, som e elétrica. Além disso, a rede hoteleira conta com vários quartos reservados, com milhares de pessoas de outras cidades e estados. No último ano, cada dia de comemoração do aniversário de Brasília contou com a participação de cerca de 300 mil pessoas.
Foram aproximadamente R$ 15 milhões investidos pelo GDF no evento para a população, um dinheiro que retorna e gira a economia por meio do fluxo de turismo na cadeia de bares, restaurantes e rede hoteleira.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, fez um convite para que os brasilienses participem da programação robusta, disponível no site da Agência Brasília – junto aos horários de funcionamento do transporte público: “São 65 anos da capital da República, que é tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. Essa festa é para vocês; participem. Temos uma programação muito especial na Esplanada feita com muito carinho para que vocês possam celebrar a cidade, porque vocês são o motivo dessa festa”.
Com o tema “O melhor tempo é agora”, os eventos contarão com megapalco, telões, passarela para aproximar o público dos artistas, camarotes, área kids e áreas pet, além de uma praça de alimentação e atrações interativas como roda-gigante, tirolesa e um estúdio para youtubers e influenciadores. Estão previstos também 60 banheiros químicos para dar suporte ao público. Toda a estrutura está sendo organizada pelo Instituto Eleva, com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF).
Vai curtir de graça
A vendedora Letícia Aparecida está animada: “Vou pegar o ônibus gratuito ali no BRT do Gama e curtir muito Zé Neto e Cristiano e os outros artistas”
Animada com a folga no feriado, a vendedora Leticia Aparecida, 22, moradora do Gama, já afirmou que vai aproveitar bastante: “Vou pegar o ônibus gratuito ali no BRT do Gama e curtir muito Zé Neto e Cristiano e os outros artistas. É uma boa oportunidade para quem não tem uma graninha ir aos shows, se divertir, conhecer gente, socializar e sair um pouco do mundo virtual”.
O arquivista Matheus Silva, morador de Samambaia, também se prepara: “É uma data muito importante para a nossa capital federal, e é muito bom ter esse tipo de programação dentro da nossa cidade”
O arquivista Matheus Silva, 18, mora em Samambaia e também vai aproveitar os shows de sertanejo no feriadão. “É uma data muito importante para a nossa capital federal, e é muito bom ter esse tipo de programação dentro da nossa cidade”, disse. “Os shows e ônibus serem de graça é muito importante para que todos dentro do DF e até da região do entorno possam vir sem nem gastar em locomoção”.
A vendedora Larissa Assunção elogia o benefício do Vai de Graça: “Com a gratuidade, todo mundo pode ir, é bem legal”
Já a vendedora Larissa Assunção, 23, mora em Arniqueira e também está empolgada: “No final de semana estou de folga, então vou aproveitar todos os shows, inclusive, o do Léo Santana, que eu adoro. A galera que não tem condição normalmente deixa de ir pelo preço do transporte e também dos eventos. Com a gratuidade, todo mundo pode ir, é bem legal”.
Programação
Os shows começam na sexta-feira, com destaque para Wesley Safadão e Léo Santana. No sábado, será a vez de Fagner, Mari Fernandez e o clássico espetáculo O Grande Encontro, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Já na segunda, encerrando as comemorações, o público poderá curtir shows das bandas Menos É Mais, BenzaDeus e a aguardada apresentação de Zé Neto & Cristiano, que gravarão novo conteúdo audiovisual direto do palco brasiliense.
A programação também abrange momentos de fé e cultura. Nesta Sexta-feira da Paixão, a tradicional Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, contará com reforço na segurança e estrutura para receber os fiéis. Na segunda-feira, às 10h, será celebrada uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de Brasília, presidida pelo arcebispo Dom Paulo Cezar, com expectativa de reunir cerca de 3 mil pessoas.
Na parte cultural, o Teatro Nacional Claudio Santoro abrirá as portas da Sala Martins Pena para atrações teatrais no sábado, espetáculo de mágica no domingo e, no encerramento, a premiação Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto